terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Qual é a aparência de Satanás?...

Ao longo dos anos, o senhor do submundo teve suas características físicas descritas por diversos textos na literatura, teatros, vitrais, ou seja, na arte em geral. 

Devido a tantas concepções diferentes e o entendimentos e interpretações da Bíblia, ainda não somos capazes de afirmar com certeza as características físicas de Lúcifer depois que ele foi banido do céu; Porque depois do seu banimento ele ficou conhecido como Satanás e muitas outras denominações, e também passou a ter características horríveis.


Mas afinal, com o que Satanás realmente se parece?

Um breve resumo de Lúcifer na Bíblia:

O nome dado por Deus foi Lúcifer (latim: Luz), ele era a mais bela e poderosa criação de Deus; era um Anjo (Querubim) considerado como mensageiro e a personificação da justiça de Deus devido à luz que irradiava (portador da luz), mas Lúcifer fez uma rebelião no céu porque queria ser maior que Deus, conseguiu um exército de anjos (um terço), mas foi derrotado por São Miguel Arcanjo e seus Anjos. e como punição Deus o baniu do céu junto com os anjos que praticavam a iniquidade.


Ao longo da história:

Vamos começar com Eva e Adão no Éden, que foram "enganados" por uma serpente (cobra) em tentação e comeram uma "maçã" (O Fruto Proibido); assim é descrito pelo livro de Gênesis no Antigo Testamento. E assim relataram a serpente como o senhor das trevas, ou seja, Satanás (Satã). Porém, no texto original da Bíblia Hebraica, Satanás é citado como sendo "adversário", "obstáculo" ou "inimigo", podendo ser um personagem análogo a um ser humano ou uma entidade sobrenatural. Já no Novo Testamento, Satanás é descrito abertamente como a serpente que tentou o casal Eva e Adão.


Na Idade Média, Satã passou a ser caracterizado como algo bestial, ou seja, atribuindo-se a ele algumas características animalescas, como: garras, casco fendido (dividido em dois dedos), chifres, rabo, etc.

O dragão era frequentemente retratado na Idade Média como o senhor do submundo, se preferir, o senhor das trevas.


Na Bíblia em Apocalipse 12: 7- 8 - 9, fala sobre o dragão:

"Houve então uma guerra no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão, e o dragão e os seus anjos revidaram.

8  Mas estes não foram suficientemente fortes, e assim perderam o seu lugar no céu.

9 O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra."


No século XIV, Dante Alighier (escritor, poeta e político) em seu poema retratou Satanás de forma ficcional: "duas asas poderosas, como convém a um pássaro tão grande; velas do mar que nunca vi tão grandes. Não tinham penas, mas como um morcego."  Essa referência às asas possivelmente veio da mitologia babilônica, que descreve um ser demoníaco chamado Lilith (antigos demônios babilônicos Lilitu), que é um demônio feminino que possui asas e que voava à noite para seduzir homens e atacar mulheres grávidas e, também bebês.

Dante Alighier, mistura seu cristianismo com a mitologia greco-romana, quando alude a Satã como "Dis", e a uma cidade chamada "Cidade de Dis"; pois possivelmente "Dis" vem do deus romano do submundo chamado Dīs Pater (Deidade Patris). Este deus romano também é conhecido como Rex Infernus ou Plutão. A referência: "Portanto, no menor círculo, onde o ponto é Do Universo, sobre o qual Dis está sentado".


O chifre e o bode, relacionados a Satanás, possivelmente vieram da citação da Bíblia em Mateus 25: 31 - 32 - 33 - 34 - 41:

31 "Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, ele se assentará em seu trono na glória celestial.

32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.

33 E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

34 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo.

41 Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: 'Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos...

➡️ Quem quiser ler na íntegra, basta clicar no link: https://www.bibliaon.com  (Mateus 25: 31 - 46).

Minhas considerações:

🚨Infelizmente com o que está escrito na Bíblia, e ao longo dos anos na história, a relação das características dadas a Satanás por vir de alguns animais, tem gente que tem preconceito e mata, tem também quem faz sacrifícios; os animais que mais sofrem são: cabra (bode), cobra, morcegos e animais pretos. 

O que a Bíblia diz é uma metáfora (sentido figurado), apenas para dar um exemplo do que Deus quer dizer. Então reavalie sua opinião, porque os animais são puros, são ingênuos e merecem todo respeito; pois uma espécie não é melhor ou pior que a outra; Somos todos criação de Deus!

Fonte: Google News - Bíblia On - Wikipedia - LivesCience - Tradutor Google - AMD - Newspaper & Magazine  

🔍Se alguém estiver interessado na fonte de onde tirei mais dados, basta clicar no abaixo: 


▶️ Leia também:



É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário