sábado, 29 de fevereiro de 2020

Grande incêndio de Chicago...

Chicago é uma cidade que crescia rapidamente, tinha aproximadamente uma população de 324 mil habitantes no ano de 1871. A cidade que fica localizada ao norte do estado de Illinois (EUA), foi palco de uma imensa tragédia, pois, um incêndio descomunal se propagou por quase toda a cidade.


De acordo com que eu pesquisei, o fogo começou no dia  8 de outubro de 1871 em um celeiro que  pegou fogo na propriedade da família O'Leary e logo se espalhou devido ao clima quente e ventos fortes.

E tinha um agravante, pois, as construções da cidade eram praticamente de madeira, por onde o fogo passava consumia; o combate dos bombeiros contra o fogo era intenso, mas eles eram apenas 185 homens com 17 carros bomba de incêndios que eram puxados por cavalos contra a fúria de um fogo imenso sendo levado por ventos fortes.

Durante dois dias o fogo tomou conta da maior parte da cidade, mas veio uma chuva para ajudar a combater o incêndio que apagou naturalmente.


Este pesadelo deixou um total de 300 pessoal mortas, destruiu 17.450 construções, 100 mil desabrigados e um prejuízo de 200 milhões de dólares (valores na época).

Logo após a tragédia, a cidade se reergueu rapidamente, e teve um grande impulso para se tornar a cidade que é hoje, com grande desenvolvimento econômico e com a beleza de suas grandes construções e imensos arranha-céus.


Segundo é dito, que uma das causa prováveis do incêndio seria que uma vaca que estava no celeiro da família O'Leary, esbarrou em uma lamparina que caiu no feno. Mas no ano de 1897, o Conselho Municipal de Chicago exonerou a família O'Leary e sua vaca da culpa por esta imensa tragédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário