Mas primeiro vamos ter um ideia do que significa Quaresma:
A Quaresma tem um significado religioso, que são os quarenta dias que Jesus passou no deserto, e também os quarenta anos que os hebreus estavam atrás da Terra Prometida pelo deserto do Egito. A Igreja Católica consolidou estes quarenta dias de Quaresmas como uma preparação para a celebrar a Páscoa, que é a ressurreição de Jesus Cristo.
A palavra Quaresma vem do latim, que significa quadragesima e no contexto religioso também é dito a palavra dies que também vem do latim que tem o significado de dias; juntando estas duas palavras fica quadragesima dies, ou seja, quadragésimo dia (quarenta dias).
Como a Quaresma segue logo após o Carnaval, ela trás consigo um algo que podemos dizer misterioso e até mesmo intrigante, pois, são quarenta dias consecutivos depois de uma festividade considerada pagã.
É uma época que faz com que o imaginário das pessoas vem à tona, mas não só o imaginário, pois, há quem tem absoluta certeza que na Quaresma acontecem coisas além do que conseguimos ver e muitas histórias de coisas e criaturas sinistras.
Cuidado com quem realiza seus desejos! |
Resumo de quatro histórias deste período:
- O Saci: Uma criatura representada por um menino afrodescendente, que possui apenas uma perna, que usa uma bermuda e um gorro vermelho e que fuma um cachimbo; existem várias versões de Saci, mas este em especial que aparece na Quaresma é uma versão nada boazinha, segundo me foi falado, ele é pior que o demônio, pois, faz muitas coisas terríveis e cruéis.
- Procissão das almas penadas: Nas noites da Quaresma, as almas penadas
(almas errantes e que vagam pela Terra) andam em procissão pelas ruas, e o maior indício que isto está ocorrendo, são os cães das residências que ficam latindo para o nada. Então, não se deve sair de casa neste momento.
- Demônio a solta: Nos dias de Quaresma o demônio vaga tranquilamente pela Terra tentando as pessoas a fazerem coisas erradas e realizando seus desejos em busca de suas almas.
- Lobisomem: De acordo com que me disseram, esta é a única época do ano, ou seja, na Quaresma que o lobisomem anda por aí independente se há Lua cheia ou não, e até mesmo em qualquer período do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário