A história bíblica (Êxodo), da travessia de Moisés pelo Mar Vermelho, pode ter realmente acontecido, e a ciência tenta explicar o ocorrido.
Êxodo (14:16):
"E tu, levanta a tua vara sobre as águas e, no meio do mar, se abrirá um caminho na vossa frente; todo o povo passará por ali como se fosse em terra seca".
O estudo:
Os pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos e da Universidade do Colorado (EUA) fizeram um estudo a esse respeito e publicaram na revista científica Plos One no mês de agosto de 2010.
Os especialistas fizeram simulações através de programas de computador com os dados que ajuntaram durante todo o estudo.
De acordo com as simulações:
Os ventos fortes vindo do leste, e soprando forte toda madrugada, poderiam ter partido as águas em uma região, onde um afluente antigo do rio Nilo, teria se fundido com uma lagoa costeira do mar Mediterrâneo, e dessa forma os ventos fortes teriam empurrado a água, fazendo surgir uma passagem, permitindo que as pessoas atravessassem o local com segurança. Imediatamente após cessar os ventos, a águas teriam voltado ao seu normal.
"As simulações combinam com o que aconteceu na história do êxodo" disse Carl Drews, chefe da pesquisa. "O vento empurra a água de acordo com as leis da Física, criando uma passagem segura com água dos dois lados e, então permite a volta da água abruptamente".
Mas os próprios pesquisadores duvidam que os hebreus conseguissem fazer a travessia pela passagem com ventos tão fortes, de 107 km/h soprando contra.
E segundo os pesquisadores, esse estudo é importante porque pode ajudar a salvar vidas de residentes daquelas áreas, pois poderá ser calculado quando um tufão com ventos fortes pode fazer sua trajetória pelo local e, também porque o estudo científico serve de apoio ao relato desse episódio descrito na Bíblia.
Fonte: Veja - YouTube – History – Bíblia Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário