Nessa matéria vou falar do Santo Sudário, que é a mortalha que envolveu o corpo de Jesus Cristo, mas inicialmente vamos ver o que significa sudário.
Sudário:
Um tipo de tecido de linho que era usado na antiguidade para envolver o corpo de um falecido, ou seja, uma mortalha; ainda há atualmente algumas pessoas que ainda fazem desse uso (ritos cristãos ortodoxos). Também é chamado de sudário um pano que servia para secar suor, sendo este vindo a ser substituído por lenço.
Santo Sudário ou Sudário de Turim:
É acreditado e comprovado que essa mortalha foi usada para envolver um homem que sofreu grandes violências físicas repetitivas vezes anterior a uma cruel crucificação, pois nela há a marcas gravadas do corpo inteiro.
E para os cristãos é acreditado que as marcas contidas na mortalha sejam de Jesus Cristo, pois na própria Bíblia há relatos.
Relatos na Bíblia:
Evangelho segundo Mateus (Mateus 27:59) relata que José de Arimateia envolveu o corpo de Jesus com um pano de linho limpo. O Evangelho segundo João (João 19:38-40) também descreve o evento, e relata que os apóstolos Pedro e João, ao visitar o túmulo de Jesus após a ressurreição, encontraram os lençóis dobrados (João 20:6-7).
Descoberta das marcas na mortalha:
No ano de 1898 o advogado italiano Secondo Pia que era um devoto do Santo Sudário, foi em uma exposição pública no dia 28 de maio e fotografou a mortalha e quando foi revelar o filme, no negativo apareceu as marcas de Jesus Cristo de corpo inteiro, que não dá para se perceber olhando direto para o tecido.
Diante dessa incrível descoberta começaram diversos estudos sobre essa mortalha por pesquisadores, estudiosos e cientistas.
Análises científicas:
- No ano de 1932 o Dr. Pierre Barbet fez estudos médicos na mortalha e constatou toda a violência e o todo sofrimento ocorrido antes e durante a crucificação, e em seu relatório foi explicado com detalhes. Se você tiver interesse em saber mais detalhes, clica aqui → .
- No decorrer do tempo houve outros estudos realizados.
- No ano de 1978 um professor de latim encontrou uma escritas em aramaico na mortalha, mas foi no ano de 1989 outro professor estudioso da língua hebraica conseguiu identificar toda a escrita que dizia: ”O rei dos Judeus” que foi datada anterior ao ano 70 d.C..
Último e mais recente estudo:
- Um grupo de cientistas do Centro Nacional de Pesquisas da Itália, publicaram na revista científica americana Plos One a constatação que as manchas encontradas na mortalha que mede 436 centímetros de comprimento por 110 centímetros de largura, são realmente sangue e, também constataram toda violência sofrida.
A publicação no site da revista foi no dia 30 de junho de 2017. Se você tiver interesse em saber toda descrição do estudo e exames realizados, clica aqui → ..
Onde está o Santo Sudário?
- Está guardado na Basílica de São João Batista em Turim (Itália).
👉 Minhas considerações:
Anos a fio sempre houve muitas discussões a esse respeito, uns acreditam e outros não, mas na minha opinião é bem verdadeiro, basta apenas ver o primeiro estudo do ano de 1932 e o mais recente; não tem como negar!
▶️ Veja também:
Fisionomia de Jesus Cristo através da IA... (Curiosidade)
https://mecksworld.blogspot.com/2023/09/fisionomia-de-jesus-cristo-atraves-da.html
É isso aí pessoal!👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário