Em toda trajetória da humanidade o sal sempre teve muita importância em relação ao seu poder mítico. Nessa matéria vou colocar um pouco dessa trajetória citando alguns exemplos para que vocês possam saber pelo menos um pouco.
Se olharmos para atrás vamos ver que o sal esteve sempre presente na vida das civilizações, pois ele sempre foi muito usado em diversos rituais, sendo eles como oferenda ou agradecimento aos deuses, de purificação e, também como uma forma de expulsa e proteger contra os demônios e espíritos malignos.
Alguns exemplos de civilizações antigas em relação ao sal:
- No Egito Antigo, ele era oferecido em rituais aos deuses, devido ao seu valor;
- Os Romanos e os Gregos tinham o sal como um símbolo de inteligência, e usavam o sal em rituais de sacrifícios, além dele ter sido também uma moeda valiosa de troca e pagamentos.
- Os Hebreus tinha o sal como um bem de purificação;
- Os cristãos utilizavam também como purificação, e sendo assim, o sal era usado no batismo de uma criança quando ela acabava de nascer;
- Na Idade Média o sal era muito usado, pois o medo e a fixação das pessoas por bruxas e demônios faziam que elas colocassem o sal em todas entradas e janelas das casas.
O Sal na atualidade:
E com o passar do tempo, tanto o sal refinado como o sal grosso nunca foram deixados de lado, pois eles são realmente excelentes protetores e grandes repelentes de energias negativas, espíritos malignos e demônios.
E hoje em dia o sal também é usado em diversos rituais, simpatias, e trabalhos de diversas religiões e crenças.
Curiosidade:
Origem da palavra Sal - Vem da língua Grega "hals" e "halos", significando sal do mar, assim como o sal grosso, ou seja, o sal na sua forma natural como um mineral cristalino, é conhecido como sal-gema ou halita.
*Obs:
Na continuação dessa matéria (Sal e as civilizações - Seu poder mítico (2)) vou escrever alguns rituais e simpatias feitas com o sal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário