A palavra "reencarnação" vem do latim e o seu significado é "entrar na carne novamente". Esta é uma concepção que os espíritas tem sobre o espírito após a morte.
A religião espírita acredita na evolução do espírito, em que um corpo tem seu próprio espírito e que nenhum outro espírito consegue entrar em um corpo que já é habitado por outro espírito.
Exemplificando:
Quando uma pessoa morre o seu espírito desencarna, ou seja, ele sai do corpo que está sem vida e dependendo da sua evolução, este espírito pode ou não reencarnar tendo outro corpo; podendo esta reencarnação ser na Terra ou em outro planeta mais evoluído, mas nunca há retrocesso, uma vez que consegue evoluir, ele não tem como retroceder, mas pode sim ficar reencarnando no mesmo planeta até atingir outra evolução.
Esta evolução é o grau de maturidade espiritual (ações e reações em vida); dois exemplos que gosto de usar:
A Irmã Dulce, foi uma religiosa católica brasileira que sempre se dedicou aos menos desfavorecidos com ações humanitárias de caridade; por ter tido uma vida tão generosa e de uma enorme grandeza na bondade; ela foi canonizada como Santa e ficou com o título de Santa Dulce dos Pobres.
Outro exemplo é o espírita kardecista Chico Xavier, que também teve um vida inteira (desde de criança) se dedicando a ajudar as pessoas e principalmente aos humildes; foi um grande homem em suas ações.
Santa Dulce dos Pobres e Chico Xavier |
Então na visão dos espíritas, tanto a Santa Irmã Dulce quanto Chico Xavier tiveram uma grande evolução espiritual, então seus espíritos reencarnariam em um planeta mais evoluído e não mais na Terra.
Lembrando que a reencarnação acontece na gestação, e nunca o espírito vai entrar em corpo que já tem um espírito; como é acreditado na Transmigração, que uma alma pode entrar em outro corpo independente do seja. Vai ter uma matéria sobre a Transmigração.
Se por acaso você tenha alguma dúvida é só entrar em contato por e-mail ou escreve aí nos comentários. 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário