No conto de fadas escrita e publicada pelos irmãos Grimm no ano de 1812, diz que uma linda princesa chamada Branca de Neve estava sendo criada por uma madrasta muito dominadora e que tinha inveja da beleza de sua enteada; porém é dito que não se trata apenas de um conto de fadas e sim de uma história real, mas não da forma que nós conhecemos.
Primeiro vou colocar um pequeno resumo do conto de fadas da Branca de Neve feito pelos os irmãos Grimm.
Pequeno resumo do conto dos irmãos Grimm:
Um dia a madrasta (Rainha má) pergunta ao espelho mágico que ela tinha: "Quem é a mais bela de todas?", e o espelho responde: "Você é bela, rainha, isso é verdade, mas Branca de Neve possui mais beleza.". Depois disso, só foi perseguição para matar a jovem e bela princesa Branca de Neve.
Então, Branca de Neve desesperada foge para floresta e encontra a casa dos Sete Anões e lá se abriga; e no passar dos dias ela come uma maçã dada por uma velhinha que era a rainha má disfarçada, e acaba morrendo envenenada. Branca de Neve é colocada em um caixão de vidro; e em um belo dia, um príncipe que estava passando dá um beijo nela e ela volta a vida; e no decorrer da história a rainha má morre, e o Príncipe e a Branca de Neve se casam e vivem felizes para sempre.
Alguns fatos que serviram de inspiração para o conto de fadas:- A história da"Branca de Neve" foi baseada em fatos da vida Sophia Maria von Erthal, que nasceu no dia 15 de junho de 1729 no castelo de Lohr (atualmente é o Museu Spessart), na cidade Lohr que fica localizada no distrito de Main-Spessart, no estado de Baviera (Alemanha).
- A "Madrasta ou Rainha má", era Claudia Elisabeth Maria von Venningen; ela tinha fama de não gostar de seus enteados;
- O "espelho mágico" existe e está no Museu Spessart (nunca mais falou); ele foi feito no ano de 1720 pela Fábrica de Espelhos da Eleitorado de Mainz, e tem uma inscrição nele que diz: "amour propre"(amor próprio);
- A floresta onde é citada na fuga da Branca de Neve é situada entre sete montanhas e assim era denominada "Sete Montanhas";
- Os Sete Anões deveriam ser crianças ou homens com deformidades físicas devido aos pequenos túneis de minérios onde trabalhavam. Os pequenos túneis ficam entre sete montanhas que se localiza em uma cidade mineira a oeste do antigo castelo de Lohr;
- A "Branca de Neve" da vida real, era realmente muito bonita.
Curiosidades:
- Na vida real a "Branca de Neve" (Sophia Maria von Erthal) tinha dois irmãos, sendo eles: o Príncipe Bispo Franz Ludwig e o Arcebispo Friedrich Karl Joseph;
- O pai da bela jovem era o Príncipe Philipp von Erthal, dono de uma fábrica de espelhos e sua mãe era a baronesa Von Bettendorff;
- A "Branca de Neve" da vida real tinha por volta de 18 anos quando seu pai se casou outra vez; ela não era princesa, e sim uma baronesa.
- A "Rainha má" não era uma rainha, mas sim a condessa imperial de Reichenstein;
- É acreditado por especialistas que os irmãos Grimm tinham amizade com a família e se inspiraram para criar o conto de fadas da Branca de Neve e os Sete anões.
Um final muito triste:
- Sophia Maria von Erthal que inspirou a "Branca de Neve", ficou cega ainda jovem, foi morar no mosteiro de Bamberg que fica na cidade de Bamberg, no estado da Baviera (Alemanha), onde veio falecer ainda solteira no ano de 1796.
- A igreja onde foi enterrada a "Branca de Neve", foi demolida no início do século XIX, porém sua lápide foi encontrada apenas ano de 2019, após ficar tanto tempo perdida.
Lápide de Sophia Maria von Erthal |
*Infelizmente existem muitas versões assustadoras e outras versões que eu abomino, onde tentam colocar um contexto sexual de baixo calão sobre a Branca de Neve.
Na real se for ver, é uma história bem triste e cheia de infortúnios.
Então vamos ficar com a história contada pelos irmãos Grimm, porque todas as princesas merecem um ter final feliz!
Como eu acho que seria a verdadeira Branca de Neve |
Fontes: AH - Fox News - Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário