terça-feira, 4 de agosto de 2020

O mais intrigante de todos os objetos na história: O Espelho...

Na história o espelho é alvo de muitas considerações em relação ao seu poder, que vai desde adivinhações até maldição.


Vou colocar alguns exemplos.

Na medicina:

Na Grécia antiga (século II DC), um geógrafo e viajante denominado Pausânias escreveu relatando que através de um espelho poderia ver se um doente iria se recuperar ou não; a técnica era o doente segurar por um fio um espelho e abaixá-lo em uma superfície de água e assim através de seu reflexo no espelho, o "médico" poderia saber através de um presságio sobre morte ou recuperação; então, se o reflexo fosse saudável (recuperação), mas se o reflexo fosse distorcido (morte). Esse ritual era feito depois de uma oração à uma deusa, junto com uma oferenda de incensos acesos.

Almas aprisionadas:

Na Inglaterra entre 1837 a 1901 (era vitoriana), era acreditado que um espelho poderia prender uma alma, então quando uma pessoa morria e seu corpo era velado na residência, todos os espelhos da casa eram encobertos com lençóis até que que fosse enterrado.

Atualmente há quem faça esse tipo de procedimento não apenas na Inglaterra, mas em diversos territórios e, também em culturas de crenças.

Maldição dá sorte:

Essa é uma crença praticamente generalizada, pois segundo é acreditado que se você quebrar um espelho terá uma maldição de infortúnios em sua vida em um período de sete anos.

Segurando negatividade:

Muitas pessoas colocam na entrada de suas residências um espelho, pois dessa forma quando uma pessoa vai em suas casas, ela passa diante do espelho e assim a negatividade dessa pessoa é retida no espelho, e desta forma evita que ela traga energias negativas para dentro de suas casas e para seus moradores.

Mostrando a verdadeira face:

Dizem que através do espelho é possível revelar se uma pessoa é quem diz ser ou se é uma criatura; se for uma criatura o reflexo no espelho irá mostrar através dos brilhos nos olhos que serão diferentes e assustadores ou até mesmo distorções da face. 

Revelando vampiro:

Segundo é acreditado que os vampiros não possuem reflexo no espelho e nem em qualquer outra superfície reflexiva.

Ritual de evocação diante do espelho:

Existem muitos rituais de evocação como: Maria Sangrenta, Bloody Mary, a Dama de Espada etc.

*Nunca faça rituais como formas brincadeiras e nem com falta de respeito, pois nunca se sabe o que pode vir através desses rituais.

Espelho da verdade:

"Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela que eu?"

Segundo dizem na cidade de Lohr, que fica localizada no distrito de 
Main-Spessart, no estado de Baviera (Alemanha), que não só esse espelho existe, mas que ele está no Spessartmuseum (Museu Spessart).

Você entendeu certo, é isso mesmo, o espelho da Branca de Neve! 
(ainda vou fazer uma matéria a esse respeito).


Curiosidade:

Como é feito um espelho:

Na antiguidade:

O que se sabe é que a partir do reflexo das pessoas nas águas, veio a ideia de se fazer algo (espelho).

Então, bem na antiguidade as placas de bronze eram polidas com areia, e assim havia o reflexo, porém os reflexos eram bem distorcidos.

Na atualidade:

O processo para se fazer um espelho é utilizado um total de três camadas: a camada principal é da superfície de metal que recebe um polimento bem lustroso que vai refletir perfeitamente a luz que vai ficar no centro do espelho; depois desse procedimento, é aplicado uma camada de prata em conjunto com um outro elemento químico (não sei dizer qual) que vai fazer ficar totalmente aderente ao vidro.

Consideração:

Eu considero o espelho algo mágico dentre todos os objetos e o mais intrigante, pois ele nos dá um ar de mistério de que algo possa ser ainda revelado, e isso é incrível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário