O mastro, ou melhor dizendo, o escombro do que restou do mastro desse navio do século XIX que naufragou após ter encalhado, pode ser avistado quando a maré está baixa na Praia das Caieiras, na cidade de Guaratuba, no estado do Paraná que fica localizado na região sul do Brasil.
No dia do acidente o navio tinha seiscentas pessoas a bordo quando retornava da Guerra do Paraguai*.
O proprietário dessa embarcação era o comandante Jacinto Ribeiro do Amaral, marido da famosa pianista e compositora brasileira Chiquinha Gonzaga; sendo ela a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Após o naufrágio as estruturas de ferros que puderam ser salvas foram vendidas para uma metalúrgica no estado de Santa Catarina que fica também localizado na região sul do Brasil.
De acordo pude apurar, é que o acidente ocorreu devido a um intenso nevoeiro que atrapalhou a visão do Comandante da embarcação; então o navio acabou encalhando e naufragando nas areias das Pedras de Caieiras em Guaratuba.
Dica:
Se um dia você estiver ir ao local, vá ao lado direito do morro das Caieiras em frente as pedras; mas só é possível ver quando a maré está bem baixa, por volta das 9h40 AM, porém não é sempre que ele pode ser avistado.
Condições do escombro que sobrou do navio:
O tempo castigou bastante e está cheio de cracas e mariscos.
*Curiosidade:
A Guerra do Paraguai foi um conflito que aconteceu de dezembro de 1864 a março de 1870 e colocou o Paraguai contra Brasil, Argentina e Uruguai. A guerra foi resultado do choque de interesses políticos e econômicos que as nações platinas (Argentina, Uruguai e Paraguai) possuíam durante a década de 1860
Nenhum comentário:
Postar um comentário