Essa matéria é sobre um ser cabalístico ligado diretamente tradição mística judaica. É um ser criado por um rabino, sendo esse ser feito de argila.
O Golem adquiri vida por meio de um procedimento divino, onde um pedaço de papel com uma escrita é colocado embaixo de sua língua ou na nuca.
Segundo é falado, na Idade Média alguns rabinos já conseguiram dar vida a esse ser, porém só conseguiam ter esse feito quando o rabino era bem próximo de Deus. Ter um Golem era sinal de que o rabino tinha muita sabedoria e uma certa santidade.
Um Golem servia como um servo para o seu criador, fazendo várias tarefas como carregar água, fazer limpezas etc. Também servia para proteger a comunidade judaica.
O mais famoso caso que ficou conhecido como o Golem de Praga, se passou no século XVI em Praga (República Tcheca) onde um rabino denominado Loew ben Betzalel deu vida a um Golem criado a partir da argila do rio Moldava, em Praga.
A criação do Golem:
Através da argila do rio o corpo do Golem foi moldado, depois o rabino recitou um cântico místico em hebreu e colocou embaixo da língua do Golem um papel com a escrita em hebraico da palavra ‘Emet’ (verdade).
O Golem:
Não tinha inteligência, só executava ordens do rabino como um servo. Nas noites o Golem ficava guardado em um sótão em uma Velha-Nova Sinagoga.
A história de acordo narrativas:
Esse rabino criou o Golem para o servir e, também para proteger a comunidade judaica (gueto dos judeus da cidade) contra ataques antissemitas.
O Golem desempenhava seu papel de acordo com as ordens do rabino, porém com o passar do tempo, ele foi crescendo e se tornando violento, chegando a matar pessoas. Então o rabino não teve outra escolha a não ser por um fim na sua criação.
O rabino pegou o papel que estava embaixo da língua do Golem, apagou a primeira letra (E) da escrita Emet; então, ficou a escrita ‘met’ que significa morto em hebraico, e assim o Golem foi destruído.
Histórias:
Existem diversas histórias a respeito do Golem; muito livros já foram escritos, assim como filmes e séries já retrataram esse ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário