Denominado de 2020 QG, é um asteroide que teve a maior aproximação do nosso planeta no mês de agosto de 2020.
Segundo a NASA, essa foi a maior aproximação de um asteroide com o nosso planeta, pois no dia 19 de agosto, a jornada desse asteroide estava apenas 2.945 km por cima do sul do Oceano Índico.
Quando essa aproximação aconteceu a câmera robótica Zwicky Transient Facility, conseguiu encontrá-lo, isso porque essa câmera tem uma grande potência de visualização e consegue vasculhar os céus e encontrar desde asteroide minúsculos até grandes supernovas.
Segundo os especialistas, esse asteroide 2020 QG possui um tamanho pequeno que está entre 3 a 6 metros de diâmetros, que pode ser comparado mais ou menos com o tamanho de um carro grande.
Ele não representou perigo algum, pois se tivesse atingido a atmosfera da Terra, com o impacto teria explodido e se dividiria em vários pedaços. Isso acontece anualmente quando um pequeno asteroide atinge a atmosfera do nosso planeta.
Esses tipos de asteroides são difíceis de ser identificados, mas a alta tecnologia está ajudando a encontrá-los.
Ao passar tão perto, 2020 QG entrou nos livros de registros como o asteroide mais próximo conhecido por ter voado além da Terra; é um recordista.
"É muito legal ver um pequeno asteroide chegando tão perto, porque podemos ver a gravidade da Terra drasticamente dobrar sua trajetória", comentou Paul Chodas, que é o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da NASA / Jet Propulsion Laboratory (sigla: JPL; Laboratório de Propulsão a Jato); ele também disse, "Nossos cálculos mostram que este asteroide foi virado cerca de 45 graus ao passar por nosso planeta".
A NASA fica monitorando os céus 24 horas por dia atrás de algum objeto que possa ser potencialmente perigoso ao nosso planeta.
Fonte: NASA – The Independent
Nenhum comentário:
Postar um comentário