A Bíblia foi composta por 27 livros que no decorrer do tempo eles foram agrupados, e na formação do Novo Testamento, aproximadamente 20 livros de Revelações (Apocalípticas) foram descartados, e um deles é o Apocalipse de Pedro escrito no século II d.C., que foi considerado esquisito demais.
As escritas foram encontradas entre os anos de 1886 e 1887 por Sylvain Grébaut em uma das escavações no deserto da cidade de Akhmim, no Alto Egito (faixa de terra, em ambos lados do Vale do Nilo), no Egito. Os pergaminhos estavam guardados no túmulo de um monge cristão no século VIII ou IX d.C.; porém só foi 'decifrado completamente', quando foi encontrado no ano de 1910 na versão etiópica.
Essa matéria será focada nos livros de Pedro.
Antes de mais nada temos que saber que o significado da palavra Apocalipse que dizer Revelação ou desvendamento.
Então, quando um profeta ou vidente tinha uma visão, elas eram muito assustadoras com imagens medonhas, e isso se deu a ideia apocalíptica.
Ideia Apocalíptica:
De acordo com o Professor de estudos bíblico Jordan Smith, da Universidade de Iowa: "A ideia apocalíptica é convencer você, que um pouco mais de sofrimento agora, você terá uma longa recompensa, talvez eterna".
O Apocalipse de Pedro: (resumo)
Descreve o terror do Inferno e as maravilhas do paraíso; onde Jesus revela a Pedro os medonhos resultados do pecado.
* Em suas visões Pedro vê pessoas no inferno pagando por seus pecados; alguns exemplo:
- Mentirosos ficavam pendurados com sua língua sobre chamas eternas;
- Assassinos colocados em poços com cobras e répteis;
- Homoxessuais sobem uma montanha, e quando chegam ao pico são empurrados por anjos, e assim será pela eternidade;
- Mulheres que enfeitaram cabelos para atrair homens; elas eram penduradas por seus cabelos sobre lama fervente e chamas eternas e elas gritavam: "Não sabíamos que seria assim".
A visão do paraíso:
- Usam roupas brilhantes como os anjos;
- Possuem pele branca e são muito bonitos;
- Se divertem cantando louvores a Deus.
A forma como Pedro descreve a respeito de Jesus foi considerado desproporcional demais, até para os especialistas e estudiosos.
Ressurreição de Jesus:
- Quando Jesus ergueu-se do túmulo, depois dele a Cruz também se levantou do túmulo; e Deus pergunta para a Cruz por onde ela tem andado (?), o que ela tem feito (?) e, se ela tem pregado para as almas dos que se foram (?); e a Cruz responde que sim!
* Uma Cruz que fala e anda.
- Em outro livro retirado; sendo ele Apocalipse Gnóstico de Pedro:
* Na Crucificação, Jesus é retratado como um homem que ri da própria morte; onde Jesus mostra a Pedro um homem crucificado na Cruz e logo em seguida mostra um homem que ri em uma árvore. Então Jesus fala para Pedro que ele é o homem que ri na árvore e não o que está sendo morto na Cruz.
De acordo com a autora Katheen Mcgowasn, do livro A Fonte dos Milagres: "O texto sugere que Jesus quer que não nos foquemos na crucificação; o que traz muita importância ao Apocalipse Gnóstico de Pedro é que ele traz uma condenação total a toda evolução da igreja tradicional".
Diante de tantos absurdos, os livros de Pedro não foram incluídos na Bíblia; então, eles não foram considerados para fazerem parte do Cânon da Bíblia.
*Canon da Bíblia:
É uma expressão que se refere a uma lista, uma coleção ou um livro que foi aceito por ter realmente inspirações enviadas por Deus, ou seja, inspirações Divinas.
A origem da palavra 'Canon' vem da palavra hebraica 'qanéh', significando cana. A cana servia para medir algo; e desta forma essa palavra é usada em questão Bíblica, onde ela possa avaliar e medir sua conduta, sua fé, seus conceitos e seus valores cristãos
Fonte: The History Channel – Wikipédia – Super Curioso
Nenhum comentário:
Postar um comentário