Ilustração |
O antigo exorcismo está escrito em uma tábua de barro babilônica de 3.500 anos, e nela há também um desenho representando um fantasma, e neste caso em particular, seria o primeiro fantasma já desenhado, pelo menos até agora.
De um lado da tabuleta de barro há um desenho que indica que é um fantasma masculino com as mãos amarradas e sendo puxado por uma mulher e amante, e assim ele será levado para a vida após a morte.
Do outro lado da tabuinha de barro está o exorcismo, que é escrito em forma de cunha (escrita cuneiforme), e a descrição do ritual para expulsar a alma perdida e indesejada e enviá-la para a vida após a morte.
De acordo com o curador Finkel: "Você provavelmente nunca pensaria nisso, porque a área onde os desenhos estão parece não ter escrita", e continuou: "Mas quando você examina e segura sob uma lâmpada, essas figuras saltam para você através do tempo da maneira mais surpreendente." (The Guardian)
O curador Irving Finkel, que é especialista em escrita cuneiforme, disse sobre o exorcismo: "Obviamente é um fantasma masculino e ele está infeliz. Você pode imaginar um fantasma alto, magro e barbudo andando pela casa irritando as pessoas. A análise final foi o que este fantasma precisava era de uma amada". (Times of Israel)
Descrevendo o exorcismo passo a passo:
As instruções da escrita cuneiforme descrevem como fazer as figuras de um homem e uma mulher; o homem deve estar vestido com roupas comuns, enquanto a mulher deve ser envolta em quatro roupas vermelhas e vestida de púrpura. Ela também deve estar usando um broche de ouro. O homem deve ter provisões de viagem e a mulher deve ter móveis, toalha, pente e jarra. O ritual deve ocorrer ao nascer do sol e, depois de equipar as figuras conforme as instruções, uma cortina deve ser puxada para trás e dois jarros de cerveja de cornalina e um incensário com ramos de zimbro devem ser colocados ao lado das figuras. Então Shamash, o deus babilônico do sol e juiz do submundo à noite, é invocado com encantamentos. A descrição do exorcismo também pede que as figuras sejam enterradas uma ao lado da outra ao nascer do sol.
No final do passo a passo do exorcismo, também está escrito: "Não olhe para trás".
O curador Irving Finkel acredita que a tabuinha de argila fazia parte de uma biblioteca magia na casa ou templo de um exorcista.
Finkel escreve sobre o fantasma em seu livro, The First Ghosts: Most Ancient of Legacy.
Entre outras coisas, ele disse: "Quero que as pessoas saibam sobre essa cultura. O Egito sempre vence em Hollywood. Se o submundo da Babilônia é como descrito, então eles ainda estão lá. Então lembre-se disso."
É importante saber que a tabuinha de barro foi feita durante o segundo período do desenvolvimento babilônico, que ocorreu entre 626 e 539 aC.
Fonte: Google Notícias - Tudo o que é interessante - AH - Ancient Origins - Live Science
É isso pessoal! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário