Esta matéria é sobre um milagre ocorrido na cidade portuguesa de Santarém, por volta do ano de 1266.
E este milagre é referido a um milagre eucarístico (Santa Comunhão).
De acordo com a história:
Na cidade de Santarém (Portugal), vivia uma pobre mulher que foi maltratada e traída pelo marido. Cansada dessa situação, essa mulher decidiu procurar algo na magia que pudesse acabar com seu sofrimento.
Então essa mulher foi procurar uma bruxa, e a bruxa disse que ela poderia resolver, mas que ela teria que conseguir uma hóstia consagrada para que sua magia pudesse ter um bom resultado.
A mulher, depois de muito pensar, foi à Igreja de Santo Estêvão; e depois de confessar, ficou para a Comunhão.
Na Comunhão, assim que o padre colocou a hóstia em sua boca, ela discretamente pegou a hóstia, envolveu-a em um véu e partiu para a casa da bruxa.
Ao longo do caminho, ela notou que o véu estava encharcado de sangue, e algumas pessoas que estavam na rua notaram e perguntaram se ela havia se machucado. A mulher ficou atônita; e desesperada foi para sua casa, guardou a hóstia consagrada em uma urna.
Na noite em que ela e o marido estavam dormindo, uma grande luz saiu da urna e assim iluminou toda a casa, espantada, ela resolveu contar tudo a seu marido. Os dois ficaram de joelhos a noite toda rezando para que na manhã seguinte fossem à igreja.
Pela manhã o casal foi à igreja, contou ao padre tudo o que havia acontecido, e assim que a notícia também se espalhou, todos os fiéis de Santarém foram à igreja e começaram a adorar a hóstia consagrada.
Em procissão, a hóstia foi levada ao seu devido lugar na Igreja de Santo Estêvão, onde permanece até hoje, guardada numa urna de prata e ouro.
A penitência dada à mulher para que ela pudesse se redimir do pecado era andar descalça seguindo a procissão do Santíssimo Milagre, com uma corda pendurada no pescoço, coberta de cinzas, orando e pedindo misericórdia ao Altíssimo.
Foi construída a Capela Ermida do Milagre, no ano de 1653, onde a pobre mulher morava, na Travessa das Esteiras.
No site Santíssimo Milagre, está escrito que no ano de1340, "...ao abrir-se o sacrário para expor à adoração dos fiéis, como era costume, encontrou-se a cera feita em pedaços e, com espanto, descobriu-se que a Sagrada Partícula se encontrava encerrada numa âmbula (tipo de cálice) de cristal, miraculosamente aparecida. Esta pequena âmbula foi colocada numa custódia de prata dourada onde ainda hoje se encontra."
De acordo com o que pesquisei com pessoas que conhecem esse milagre, me disseram que ainda existe o véu (tipo toalha) com os vestígios de sangue.
A cidade de Santarém recebe muitas visitas de pessoas para admirar a urna onde se guarda a Sagrada Hóstia.
Fonte: Santíssimo Milagre - Visit Portugal - Notícias Google - Wikipedia - Google Maps
É isso aí pessoal! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário