quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

A Santa Morte (Santa Muerte)...

Também chamada afetuosamente como A Magrinha (La Flaquita) e A Ossuda (La Ouesuda), a Santa Muerte é a personificação de uma Santa popular no México; Seus devotos costumam chamá-la de "Santíssima Morte" em rituais como por exemplo, o rosário.


Segundo a crença dos devotos de Santa Muerte, é que ela pode curar, proteger e livrar aqueles que nela acreditam, na hora do destino final, e também em um caminho tranquilo após a morte.

Os diversos vestuários da Santa Morte e sua aparência:

Ela está sempre vestida de maneiras diferentes, devido à cultura local ou a promessa no pedido de seu devoto, mas normalmente a Santa Muerte está vestida de freira, Virgem, noiva e até rainha, com túnicas coloridas de cetim e túnicas de aparência medieval geralmente com as cores vermelha, verde e preto, que cobre praticamente todo o corpo, e na maior parte das vezes um véu na cor branca cobre sua cabeça; Apenas parte de seus cabelos, suas mãos, pés e rosto cadavéricos estão expostos. Santa Muerte está sempre segurando um objeto ou até mais de um objeto, mas na maior parte das vezes é uma bola de cristal e uma foice, tem também tem uma animal de hábitos noturnos, podendo ser uma coruja. 


A Santa também é vista com uma peruca feminina que a define como Santa e não como Santo, pois sendo uma caveira de corpo inteiro não é possível definir o sexo.

O globo e a foice que ela segura, geralmente seus devotos e outros a veem como uma ceifadora, que decide a hora da morte e como a pessoa vai morrer, então seus devotos rezam para que possam viver mais e ter uma morte tranquila, assim como após a morte.


Não se sabe ao certo quando começou a crença em Santa Muerte, existem muitas hipóteses a respeito, mas uma que se destaca é a da Deusa asteca nativa e indígena chamada Mictecacihuatl ou Mictlancihuatlou ("Senhora dos Mortos"), que a Civilização asteca a venerava antes da invasão espanhola e da exigência imposta para o catolicismo. 

Ela também é conhecida como "La Catrina", ou apenas "Catrina"; Portanto, pode-se dizer que a forte tendência veio dos nativos do México pré-colombiano.

Santa Muerte não é reconhecida pela Igreja Católica Apostólica Romana ou pela Igreja Cristã Protestante.

No entanto, existe uma igreja  que venera a Santa Muerte, que é a Traditionalist Mexican-American Catholic Church (Iglesia Católica Tradicionalista Mexicana-Americano), que não tem nenhuma conexão com a Igreja Católica Apostólica Romana. 


É estimado que existam 12 milhões de devotos  da Santa Muerte no mundo, sendo cerca de 6 milhões de devotos apenas no México.

Houve um período em que os devotos de Santa Muerte tinham que rezar e expressar sua devoção à santa em suas casas, porque essa crença era marginalizada, devido aos traficantes serem devotos dela, e então no dia  24 de março de 2009, autoridades mexicanas destruíram 30 capelas dedicadas à Santa Muerte nas cidades de Nuevo Laredo e Tijuana (México).

Nos últimos dez anos, mais ou menos, tem havido uma crescente devoção a esta Santa, inclusive a data de comemoração do Dia dos Mortos, a Santa Muerte é celebrada de 31 de outubro a 2 de novembro.

O Dia dos Mortos é uma celebração em todo o México. Há o Festival Cultural das Caveiras, em que as pessoas celebram a morte como parte inevitável da vida, onde passam a mensagem: "memento mori" (expressão latina "Lembre-se da morte").


👉 Eu fiz essa matéria devido ao que entendi em pesquisas e conversas com pessoas sobre este assunto.

Fonte: PDF - Newspapers&Magazines - Wikipedia - AMD - Google News - Conversations With Friends - Tradutor Google

▶️Leia também:

Dia dos Finados....

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário