segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Quedas de raios no mundo... (Mistérios do Universo)

Hoje nesta matéria é sobre raios, que infelizmente causam muitas mortes e alguns transtornos.


Porém, primeiro conheça um pouco sobre esse fenômeno:

Os raios são descargas elétricas geradas pelo atrito de massas de ar nas nuvens, e o trovão resulta da expansão de massas de ar aquecidas por raios.

Um raio tem uma descarga de energia de aproximadamente mil vezes mais quantidade que um chuveiro elétrico possui, podendo assim atingir uma corrente elétrica de mais de 30.000 Amperes (símbolo mundial: A), e com essa proporção a sua capacidade é de se deslocar 5 km de distância.

Um estudo de aproximadamente 21 anos atrás (2003) entre o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil) em parceria com a NASA (National Aeronautics and Space Administration, em português: Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço):

De acordo com a classificação ordenada com determinados critérios, as regiões mais atingidas são as cidades da África Central, sendo que a primeira delas é Kamembe, localizada em Ruanda, com 33 raios por km², e depois vêm os municípios de Boende e Lusambo, situados no Congo. Na América do Sul, a Argentina vem na frente com a cidade de Posadas, localizada no nordeste do país, que tem 17 descargas elétricas por km² no ano. Já no Brasil, a cidade Campo Grande que é a capital do estado de Mato Grosso do Sul, tem incidência de 13 raios por km² ao ano, ocupando a 20ª posição no mundo.

Chuvas e raios na Terra vistos da Estação Espacial Internacional - NASA
 Embora o Brasil não se destaque entre as primeiras posições das cidades atingidas por raios, o país é o campeão em sofrer mais incidências de raios ao somar o total de quedas em todo o território nacional, e isso se deve ao fato da grande extensão territorial. Segundo estudo de especialistas, ocorrem entre 50 e 70 milhões de raios no Brasil por ano.

No ano de 2021, foi lançado um livro do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE), e especialistas alertam que, com as mudanças climáticas, o número de descargas atmosféricas no Brasil aumentará em média mais de 100 milhões de raios por ano, até o final do século.

O local campeão de maior incidência de raios no mundo:


O Lago Maracaibo, que é o maior lago da América do Sul, abriga a maior concentração de raios do planeta (milhares de raios por hora), com raios a cada 250 km² ao longo do ano. É um local de transição entre um rio e o mar, onde ocorrem raros fenómenos naturais de trovoadas. Este lago é uma grande baía onde suas águas têm uma salinidade intermediária entre água doce e salgada, e esta baía está ligada ao Mar do Caribe, e sua localização é no noroeste da Venezuela. Este lugar é chamado de Farol de Maracaibo, ou Relâmpago do Catatumbo, e até mesmo de Tempestade Eterna.

Segundo especialistas, esse fenômeno ocorre devido a um poderoso conjunto, que é a superfície do solo da área e as correntes de ar que circundam a região.


👉 Como tentar se proteger dos raios:

Se chover forte com raios e trovoadas, o importante é não sair de casa.

Em casa, evite ficar perto de janelas e objetos eletrônicos conectados (geladeira, televisão, etc.), e não use ou fale com o celular plugado na tomada.

Fora de casa, procure um local fechado para se abrigar, nunca se abrigando debaixo de árvores, e fique longe de postes e estruturas metálicas de energia que possam atrair raios.

Ficar dentro do carro é uma proteção, devido aos pneus de borracha.

Em uma planície (pradaria), evite ficar de pé, então agache-se, pois os raios tendem a atingir algo mais alto no chão.

Fique longe da água, pois nadar ou estar perto de rios, lagos, mar, etc. com chuvas fortes com raios não é uma boa ideia, pois a água atrai raios.


🚨Estar ciente:

Nem tudo que é belo ao te tocar te fará bem; o raio é lindo, mas pode matar ou causar danos irreparáveis!

Fonte: Google News - Agência FAPESP - Agência Brasil EBC -  Newspaper&Magazine - BBC - NASA - AMD - Google Maps - Rede Globo de Televisão / EPTV - Tradutor Google - Wikipedia - Meck's World

▶️ Leia também:


É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário