👉 Atenção, nesta matéria existem imagens fortes, então quem for sensível, tome cuidado.
Entre os dias 17 e 18 de fevereiro de 2023, uma forte chuva caiu no litoral norte do estado de São Paulo (Brasil), deixando o caos com deslizamentos de terra, mortes, muitos feridos e pessoas ainda desaparecidas que podem estar soterradas.
A cidade mais atingida foi São Sebastião, com 683 mm de chuva; para se ter uma ideia, em 15 horas choveu o equivalente a 90 dias no verão passado.
E como há muitas encostas no litoral, e com o aumento muito significativo das águas, o solo ficou encharcado, e assim ocorreram deslizamentos nas encostas, soterrando muitas casas, alagando cidades e até causando o desaparecimento de estradas.
Um morador do local disse ao repórter do Jornal Nacional: "Infelizmente foi um momento assustador para todos. Parecia um dilúvio, como o fim do mundo".
Sobre ocorrências de pessoas:
O número de óbitos até a noite de ontem eram 39 na cidade de São Sebastião e 1 na cidade de Ubatuba; 7 corpos já foram identificados. Algumas pessoas estão hospitalizadas, mas ainda há 40 pessoas desaparecidas e mais de 1.700 deslocadas de suas casas.
Explicação para a chuva:
Com a chegada da frente fria no estado de São Paulo, e como as águas do Oceano Atlântico estavam mais quentes do que o normal, com o movimento contínuo de umidade vinda da Amazônia para o estado que já apresentava uma circulação associada a uma área de baixa pressão na costa. A junção desses elementos provocou uma quantidade muito grande de chuva em um em pequeno espaço de tempo.
O senhor Marcelo Seluchi, que é coordenador geral de operação e modelagem do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), disse para o reporte do Jornal Nacional:
"É difícil assimilar um percentual de responsabilidade às mudanças climáticas, mas esse aumento da temperatura causa um aumento da umidade contida no ar. Em outras palavras, a mesma frente fria, se tivesse ocorrido 100, 200 anos atrás, ela teria menos umidade no ar disponível para provocar precipitação. A precipitação seria menor".
As cidades do litoral norte do estado de São Paulo: Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, tiveram estado de calamidade decretado pelo governo federal devido às fortes chuvas que atingiram esta região, deixando o caos.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobrevoou toda a região afetada e disse em entrevista que o governador, o prefeito e ele como presidente trabalharão juntos.
➡️ Minhas considerações:
Vendo as imagens e ouvindo as pessoas em reportagens na televisão e no YouTube, chego à conclusão que a situação precária da infraestrutura nas localidades ajudou no agravamento desse terrível acontecimento. Posso estar errado, mas só de olhar dá para ter uma ideia das áreas de risco onde as pessoas moravam ou alugavam casas para temporada.
Fonte: Google News - Rede Globo de Televisão / Jornal Nacional - AMD - YouTube - WhatsApp - Google Maps
Atualização (22-02-2023): A Defesa Civil faz comunicados em sua página no Twitter alertando sobre volumes e intensidade das chuvas, caso tenha interesse, basta clicar no link abaixo:
🚨Atualização (25-02-2023): Muitas doações estão chegando ao litoral norte de São Paulo, pois muitas famílias em situação difícil e desabrigadas que perderam tudo que construíram em suas vidas precisam de muita ajuda, ou seja, doações; doe garrafas de água, alimentos, produtos de higiene, etc. Se quiser doar, mas não sabe como, haverá um link seguro abaixo onde você poderá fazer sua doação, aliás, neste link existem várias organizações que apoiam diferentes projetos que você pode escolher ajudar. (Fonte: Rede Globo de Televisão: Jornal Nacional / EPTV / G1)
Se puder, ajude! |
🚨Atualização (27-02-2023): 🚨Atualização (27-02-2023): Na cidade de São Sebastião, o número de mortos chega a 64 pessoas, e na cidade de Ubatuba foi confirmado que uma pessoa morreu (dados de 26 de fevereiro). O Governo do Estado de São Paulo, em nota à imprensa, afirmou: "Atualmente, a prioridade continua sendo o socorro às vítimas e o atendimento aos mais de 2.251 desabrigados e 1.815 desabrigados". (Fonte: Google News - MSN - Yahoo)
É isso aí pessoal!👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário