sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Sibilas, profetisas pagãs e que estão presentes na história cristã...

Antes de começar, quero deixar claro que esta matéria é o meu total entendimento da pesquisa que fiz, mas isso não significa que estou totalmente certo.

Esse assunto é um tanto complicado, pois falo das Sibilas, que eram personagens da mitologia greco-romana, que tinham o poder de prever o futuro dos acontecimentos que estavam por vir; porém, o mais interessante é que, com o passar do tempo, elas deixaram a cultura pagã da mitologia e passaram para a história cristã.

As Sibilas 

Elas eram profetisas na mitologia antiga que transmitiam as advertências ou desígnios dos deuses por meio de oráculos, seus dons foram dados pelo deus Zeus e faziam parte do "Parlamento do deus Apolo".

Existem variações nas descrições quanto ao número de Sibilas pagãs, algumas dizem 12, outras dizem 10 (acredito que deve haver muito mais); mas ao longo da história, mais precisamente no ano 325 DC. no Concílio de Nicéia (reunião das autoridades eclesiásticas), as Sibilas passaram a fazer parte do cristianismo, sendo retratadas em pinturas, esculturas, etc.


As 5 Sibilas mais conhecidas são: Líbia, Cumeia, Délfica, Eritreia e Pérsica, que foram pintadas por Michelangelo na Capela Sistina, no Vaticano. 

E como as Sibilas faziam profecias sobre a vida de Cristo, Michelangelo adaptou o conhecimento da cultura pagã com a crença da cultura cristã.


Descrição das 5 Sibilas e suas previsões retratadas na pintura de Michelangelo na cultura cristã:

- Líbia, tem em suas mãos um livro aberto, e assim expressa conhecimento através de sua profecia, na qual anunciou a vinda do Messias;

-  Cumeia, profetiza o nascimento do Rei de todos os Reis;

- Délfica, em sua previsão viu a morte de Cristo para a salvação de todos;

- Eritreia, anunciou Cristo ainda bebê nos braços de uma virgem hebreia;

- Pérsica, a mais antiga Sibila da mitologia greco-romana, profetizou o nascimento de Jesus Cristo do ventre de uma virgem.


Lenda da Sibila Cumeia:

O deus Apolo prometeu que Cumeia viveria tantos anos quantos os grãos de terra que ela pudesse segurar em suas mãos, mas o deus Apolo não lhe concedeu a juventude eterna porque ela se recusou a ter relações sexuais com ele; Depois disso, Cumeia continuou a envelhecer e o fez por nove vidas humanas de 110 anos cada uma delas. Seu corpo enrugado e deteriorado foi colocado em uma garrafa.

Fonte: Google News - Wikipedia - Unespar - Biblioteca Pregador - Newspaper & Revista - DVD / Documentário - AMD - Tradutor Google - PDF / Humanidades & Inovação -  Wikimedia Commons - Google Maps

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário