terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Terremoto na Turquia e Síria provoca caos e mortes...


🚨 Nessa matéria existem imagens fortes, então quem for sensível, tome cuidado.

No mapa a área afetada, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (United States Geological Survey)👇


No dia 6 de fevereiro, às 4h17 do horário local (22h17 do dia 5 de fevereiro, horário brasileiro), nas proximidades da cidade de Gaziantepe, que fica no sudeste da Turquia, próximo à fronteira com a Síria, foi sentido o primeiro terremoto marcando uma magnitude de 7,8. O terremoto também foi sentido em Israel, Iraque e Chipre.



Um segundo terremoto de magnitude 7,5 também ocorreu às 13h30 do dia 6 de fevereiro, horário local (7h30 do dia 6 de fevereiro, horário brasileiro) e, segundo as autoridades, esse segundo terremoto "não foi um tremor secundário"



Após o primeiro terremoto, a agência de desastres da Turquia informou que na Turquia houve mais de 3.419 pessoas mortas e mais de 15.000 pessoas feridas, e na Síria aproximadamente 1.600 pessoas morreram.




Na Turquia, assim como na Síria, cerca de 23 milhões de pessoas foram afetadas, deixando cerca de 5 milhões em estado de vulnerabilidade, segundo Adelheid Marschang, oficial sênior de emergência da OMS (Organização Mundial da Saúde).





O terremoto que atingiu esses países, pode ser comparado a 160 bombas de Hiroshima, é o mais forte desde 1939 na região. Houve o colapso de muitos prédios, casas, etc.


Fonte: Google News - Rede Globo de Televisão / Jornal Nacional - G1 - BBC - Yahoo - Google Maps

🚨Atualização (10-02-2023): O número de mortos na Turquia e na Síria ultrapassou 22.000; Até o momento na Turquia morreram 18.900 pessoas, e na Síria mais de 3.000 pessoas foram mortas.

Como o tremor aconteceu a pouca profundidade, a 10 km, significa que é mais potente em termos de destruição, tendo um alcance maior da área afetada; no caso deste terremoto, atingiu um raio de 250 km, e houve tremores secundários.


Infelizmente, devido ao inverno, com temperaturas baixas e muita neve, existe alguma dificuldade em resgatar as vítimas que estão enterradas nos escombros, mas mesmo assim muitas pessoas e crianças foram resgatadas, e até uma família inteira. (Fonte: Jornal Nacional - Google News - G1)

🚨 Atualização (11-02-2023):De acordo com o coordenador geral da missão brasileira na Turquia, Rafael Machado, o acampamento que abrigará militares nas próximas duas semanas será no aeroporto próximo à capital Ancara. Bases de comando, médicos e outras tendas foram montadas e a equipe já realizou buscas para resgatar corpos e possíveis sobreviventes.

O número total de pessoas mortas na Turquia e na Síria chega a 25.000. O número de feridos em ambos os países chegou a 85.380 mil.


O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que levou a equipe de resgate à Turquia já está retornando ao Brasil, trazendo 17 pessoas a bordo da aeronave, sendo: nove brasileiros, dois turcos, três sírios, um egípcio e dois colombianos. (Fonte: Agencia Brasil - Google News - Google Maps - AMD)

🚨Atualização (13-02-2023): Foi declarado pelo tribunal turco que já iniciou processos judiciais contra 130 pessoas ligadas a empreendimentos imobiliários, por se supor que materiais de baixa qualidade foram usados nas propriedades construídas, e isso é ilegal, pois existem normas de engenharia para que sejam utilizados materiais resistentes a terremotos nas edificações.

De acordo com a Gestão de Emergências e Desastres (AFAD). até agora, o total de mortes na Turquia chega a 31.643; na Síria, o número total de mortos chegou a 3.581, segundo as autoridades.

A Organização Mundial da Saúde (ONU), disse hoje (13-02), que as buscas pelos sobreviventes que foram soterrados podem estar chegando ao fim, e disse também que agora o atendimento deve ser para os sobreviventes, para que tenham as necessidades necessárias de habitação e coisas básicas. (Google - G1 - Google Maps - AMD - Tradutor Google - ONU)


🚨Atualização (17-02-23): Em 16 de fevereiro, foi anunciado que o número total de mortes era de 41.732 mil, sendo 38.044 na Turquia e 3.688 na Síria, segundo as autoridades. A Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) pede ajuda financeira para os vulneráveis e desabrigados. Ainda há resgates de pessoas vivas nos escombros, e graças a Deus ainda estão encontrando, apesar desse número infelizmente ter diminuído. O trabalho continua. (Fonte: Google News - Jornal Nacional)


🚨Atualização (22-02-2023): O terremoto ocorrido no início deste mês na Turquia e na Síria deixou pelo menos 41.218 mortos, sendo 39.642 na Turquia e 5.800 na Síria. Ainda há muitas pessoas desaparecidas, pois somente na Turquia 6.444 edifícios desabaram, mas pessoas ainda estão sendo resgatadas. Quando ocorreu o terremoto, o povo turco cobrou do governo mais agilidade no resgate de pessoas, mas o presidente do país turco Recep Tayyip Erdoğan disse: "Não é possível estar preparado para um desastre tão grande". Todos os dados podem ter alterações para mais. (Fonte: Google News - Newspaper&Magazine - AMD - Tradutor Google

▶️Leia também: 🚨Novos tremores de terra na Turquia e Síria...

É isso aí pessoal!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário