terça-feira, 14 de abril de 2020

A Ordem dos Cavaleiros Templários... (Curiosidade)


Durante o período medieval havia uma Ordem de homens guerreiros e devotados ao cristianismo que prestavam serviços de proteção aos peregrinos que viajavam à Terra Santa.


Esta Ordem era conhecida como Ordem dos Cavaleiros Templários, que começou no ano de 1119 e o seu criador foi o fidalgo francês denominado Hugo de Payens, com a permissão do rei de Jerusalém Balduíno II.

O nome oficial era Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, eram homens que renunciaram as suas vidas normais para se tornarem monges com votos de pobreza, de castidade e de obediência.

Eram devotos da Virgem Maria, em seu cotidiano faziam orações, suas vestimentas geralmente eram hábitos brancos com uma Cruz vermelha pintada, e tinham uma vida regrada.

Os Cavaleiros Templários não eram monges comuns, pois, eles eram guerreiros cristãos, tendo como base formação militar de cavalaria, e tinham como arma uma lança bem longa, onde acertavam seus inimigos sem descer dos cavalos.


No início eles eram muito criticados por líderes religiosos, mas no dia de 29 de março de 1139 foram reconhecidos oficialmente pelo papa Inocêncio II, foi quando conseguiram diversos privilégios.

Depois de ser oficialmente reconhecida, a Ordem dos Cavaleiros Templários se tornou rica, pois, até bancos eles tinham.

No decorrer do tempo a Ordem do Cavaleiros Templários foi aumentando ao ponto de se tornar um exército e, não só protegia os peregrinos, mas também se tornou uma conceituada e respeitada Ordem de Cavaleiros das Cruzadas Religiosas na Terra Santa, pois, lutaram e venceram muitas batalhas nas Cruzadas religiosas contra os exércitos islâmicos.

Os Cavaleiros Templários, serviam de inspiração para muitos exércitos em relação suas estratégicas, força, garra e fé.


No mês de abril de 1291, final do século XII a cidade do Acre (Jerusalém) acordou cercada por mais de 200 mil soldados do exército muçulmano, a Ordem dos Templários e a outra Ordem rival denominada Ordem dos Cavaleiros Hospitalários (Organização Internacional Católica) foram lutar contra esta "invasão", mas não conseguiram e perderam.

E no decorrer do tempo, os Cavaleiros Templários estavam sendo muito criticados por influentes líderes religiosos quanto aos seus poderes e fortunas, começaram também perder o apoio europeu, e como isso não bastasse, a Ordem dos Templários começou cada vez mais a diminuir sua força militar na Terra Santa

No ano de 1303 não havia mais lugar para os cavaleiros Templários no território muçulmano, então foram para Paris e lá formaram um local da Ordem, mas Filipe IV o rei da França acabou com a Ordem, e a partir daí começou a perseguição e o massacre em cima dos Cavaleiros Templários.



Muitos foram presos e até confissões forçadas eles eram obrigados a fazer devido as cruéis torturas, e muitos morreram queimados em fogueiras, com acusação de heresia.

No ano de 1312 o Papa Clemente V contra sua própria vontade, mas devido à pressão do rei da França, acabou com a Ordem dos Templários.

Todos os bens da Ordem dos Cavaleiros Templários foram passadas para Ordem dos Cavaleiros Hospitalários.

Nos dias atuais:

Há quem defende a hipótese que a Ordem dos Cavaleiros Templários ainda existe e que se tornou secreta prestando serviços à igreja.

E é acreditado que muitas relíquias da história são guardadas pela Ordem dos Cavaleiros Templários, como: o Santo Graal, a Arca da Aliança e, também o original Santo Sudário (Sudário de Turim). Além de muitos outros tesouros protegidos por eles.


Os Maçons utilizam muitos dos símbolos da Ordem dos Cavaleiros Templários; assim como tem muitas organizações inspiradas neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário