quarta-feira, 15 de abril de 2020

Uma arma antiga sob uma vegetação... (Detectorismo)

Como vocês já sabem, eu pratico detectorismo, mas gosto de chamar de pequena exploração quando saiu para detectar metais.

Eu gosto muito de ir mais em matas nas minhas pequenas explorações, atrás de objetos antigos, pois, é incrível achar um objeto e depois ficar pensando: qual seria a história do objeto encontrado, pois, com certeza todos os objetos tem a sua história, mesmo que seja um simples prego.


No ano passado (2019), fui detectar em um terreno antigo por indicação de um amigo, quando cheguei no local estava totalmente animado, mas depois confesso que fiquei meio descrente de achar algo antigo, pois, só encontrava lixos, objetos atuais, assim como moedas atuais.

Após algumas horas resolvi ir detectar próximo de uma vegetação (mato) que estava um tanto alta e foi aí que o jogo virou, o aparelho deu sinal de que ali havia um objeto, então cortei um poco do mato alto, afastei mais um tanto e me surpreendi quando avistei uma arma antiga (tipo garrucha).

A arma antiga estava com uma parte enterrada e a outra parte estava embrenhada na vegetação.  Consegui tirar ela do mato e cavei um pouco para tirá-la da terra.

Quando peguei a arma pude observar que ela está bem danificada, mas a vegetação conseguiu proteger razoavelmente bem.

A arma:

O cabo é de madeira, com certeza ela era acionada com um gatilho, com uso de pólvora para impulsionar o projétil, falo isso porque embaixo dela há um local para colocar um objeto (não sei o nome) que servia para socar a pólvora e o projétil, e também tem a pederneira.


Infelizmente não consegui localizar em lugar nenhuma outra arma como ela, mas existem muitas outra parecidas. Um amigo acredita que ela seja uma arma francesa.

Pensei em mandar restaurar, mas agora estou convencido de que vou guardá-la assim do jeito que está, pois,  para mim ela é linda demais; esse achado foi um dos que eu mais gostei de encontrar.

Nesta matéria também vou mostrar uma imagem das balas e cartuchos de balas deflagradas que encontrei em lugares diferentes ao longo das minhas pequenas explorações.


Da próxima vez que eu fizer uma matéria sobre meus achados, vou mostrar dois anéis antigos e alguns outros adornos que eu consegui encontrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário