sexta-feira, 3 de abril de 2020

Pandemia que causou muitas mortes - Peste Negra...

Uma doença denominada Peste Negra que assolou a humanidade no século XIV através de uma pandemia.


Um breve resumo:

O ser humano foi infectado pela bactéria denominada Yersinia pestis; sendo esta bactéria transmitida através das pulgas hospedeiras nos ratos.

A Peste Negra causou muitas mortes (estimado: 75 a 200 milhões de pessoas) nos continentes europeus e asiáticos, apresentando seu maior pico entre os anos 1346 e 1353.

É acreditado que esta terrível peste apareceu nas planícies áridas da Ásia Central e assim foi se espalhando através das pulgas hospedeiras dos ratos que estavam nos porões das embarcações, e desta forma atingiu as terras na costa do norte do mar Negro no ano de 1343, e foi se alastrando pela Europa.

A Peste Negra avançando pela Europa
E devido ao grande números de mortos, não havia mais lugares para enterrá-los em cemitérios e nem lugares cedidos pelas igrejas, e com isso, havia corpos amontoados em lugares públicos, e isso fez com que a doença se espalhasse ainda mais, pois, as pulgas que estavam nos corpos infectavam as pessoas saudáveis que tinham um contato direto com eles.

Em meados do século XIV, esta peste reduziu a população mundial que era por volta de 450 milhões de pessoas para aproximadamente 350 a 375 milhões.

A Peste Negra produziu diversos impactos em muitos setores, sendo eles: religião (fanatismo e fundamentalismo), social e econômico .

O nome  Peste Negra foi dado pelas manchas pretas com bolhas que aparecem na pele; além das manchas a pessoa também apresenta enorme mal estar e febre muito alta.

Vestimentas médicas na pandemia:

Os médicos na época se vestiam com um enorme casaco de couro preto que era anexado à uma máscara através de um capuz, botas de couro, chapéu de couro, luvas de couro e lentes sobre os olhos. E isso tudo era para que não ficassem expostos aos riscos de contaminação.

As máscaras que parecem bico de aves eram usadas devido ao odor fétido; o bico das máscaras tinha aproximadamente 15 centímetros de comprimento, no bico tinha perfume e continha dois orifícios por onde entrava o ar que se misturava com o perfume e eles respiravam.

Nos dias atuais:

O nome Peste Negra não é mais usado, mudou para  Peste Bubônica, e o tratamento é com antibióticos e isolamento por volta de seis dias.

Esta doença nunca foi erradicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário