Toutatis é um grande asteroide que passa perto da Terra, ele é um dos asteroides que fica sob observação do Neo - Near-Earth Object
(Objetos próximo da Terra).
Este asteroide com a numeração oficial 4179, foi descoberto no dia 04 de janeiro de 1989 pelo astrônomo francês Christian Pollas, mas anteriormente, ele já tinha sido detectado no ano de 1934.
Este asteroide possui um período orbital de 4 anos, e faz seu giro ao redor do Sol numa órbita que é muito alinhada com a Terra. Seu nome foi uma homenagem ao Teutates, que é o deus celta, um protetor tribal.
Esquema de localização, observação e estudo do asteroide:
A NASA detecta, rastreia e caracteriza asteroides e cometas que passam próximo do nosso planeta utilizando telescópios terrestres e espaciais. O Programa de Observação de Objetos Próximo à Terra, habitualmente chamado de "Guarda Espacial".
O programa descobre esses objetos, os caracteriza em um subconjunto (conjuntos dentro de outros conjuntos) e traça suas órbitas para determinar se algum corpo rochoso poderia ser potencialmente perigoso para o nosso planeta.
O Radar do Sistema Solar da Goldstone (GSSR), que é um grande sistema de radar usado para investigar objetos no Sistema Solar, no ano de 2012 capturou diversas imagens do Toutatis, e assim conseguiu coletar dados com a utilização da antena da Deep Space Network da NASA - DSN (Rede de Espaço Profundo) que possui 70 metros de largura.
No dia 12 de dezembro de 2012 foi o dia de maior aproximação com a Terra; o asteroide Toutatis estava aproximadamente a 6,9 milhões/km (18 distâncias lunares) do nosso planeta.
Dia 12 |
Dia 13 |
É um objeto alongado com formato irregular, que possui cumes que podem ser possivelmente crateras.
Seu tamanho é de aproximadamente 2/km de largura e 4/km de comprimento.
Os cientistas também observaram alguns reflexos brilhantes e curiosos que indicam ser rochas da superfície.
Toutatis tem uma rotação considerada a mais estranha já observada no Sistema Solar, ela é muito lenta e indefinida; o asteroide gira em torno de seu longo eixo a cada 5,4 dias terrestres e muda a orientação do seu eixo rotacional de maneira incerta e confusa a cada 7,4 dias terrestres.
Asteroide Toutalis - 2012 |
O porquê do estudo:
As imagens de dados coletadas pelo Radar do Sistema Solar da Goldstone, auxiliam os cientistas a melhorar o entendimento da rotação do asteroide, e sendo assim, ajudam a entender seu interior.
E através de respostas podem rastrear e definir melhor seu trajeto, já que ele entra no conjunto de asteroides que são observados atentamente, pois, são potencialmente perigosos e que passam perto da Terra, podendo um dia entrar em rota de colisão com o nosso planeta.
Boa notícia:
De acordo com os estudos da NASA, o asteroide Toutatis vai chegar próximo da Terra apenas no mês de novembro de 2069, e será uma aproximação segura de aproximadamente de 7,7 distâncias lunares (3 milhões/ km).
E o estudo dos cientistas indica que não há possibilidade de um impacto com a Terra nos próximos quatro séculos.
Fonte: NASA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário