Uma boa e breve explicação do que seria extinção em massa:
Extinção é uma forma de renovação dos seres vivos no nosso planeta, ela ocorrem de tempos em tempos, mas quando acontece de ocorrer uma extinção de uma forma repentina e muito rápida, aí se dá o nome de extinção em massa.
O nosso planeta já teve grandes extinções em massa, seriam elas:
Extinção Cambriana, Extinção do Ordoviciano, Extinção do Devoniano, Extinção Permiana, Extinção do Triássico-Jurássico, Extinção K-T e Extinção do Holoceno.
São cinco extinções em massa que ocorreram na Terra que se destacam:
- Extinção do Ordoviciano: (444 Ma), Considerado o segundo maior evento de extinção.
- Extinção do Devoniano: (360 Ma), O fim da idade dos peixes.
- Extinção Permiana: (251 Ma), A mais severa de todas extinções.
- Extinção do Triássico-Jurássico: (200 Ma), Grandes extinção, favorecendo os dinossauros.
- Extinção K-T: O fim dos dinossauros.
*Ma: É o símbolo de milhão (1.000.000) de anos (Mega annum) uma unidade de tempo geológico.
A Terra passou por várias extinções sendo a pior dela a 251 Ma, destruindo 96% da vida marinha e 70% da vida terrestre.
Na atualidade, os cientistas acreditam que a sexta extinção em massa está mais próxima do que se imaginava, pois, as mudanças climáticas, destruição de habitats naturais e mudança de animais para outros lugares para preservação, estão levando muitas espécies à extinção.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) no ano de 2007 disse que de 20% a 30% das espécies de vegetais e animais enfrentam um maior risco de extinções se a Terra continuar a ficar mais quente.
*IPCC: Foi criado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) para sintetizar e divulgar informações científicas sobre as mudanças climáticas.
A escritora e pesquisadora Elizabeth Kolbert, responsável pela premiada série sobre aquecimento global, em seu livro denominado
"A Sexta Extinção" diz: "Os seres humanos tem conseguido muitas extravagâncias às custas de outras espécies. Por causa disso, estaríamos entrando numa sexta fase de extinção em massa...".
Nenhum comentário:
Postar um comentário