Então, como celebração esta matéria será sobre um asteroide um tanto quanto diferente.
O Asteroide que parece uma batata:
Denominado de como 486958 Arrokoth (2014 MU69) e, também é conhecido como Ultima e Thule; este asteroide foi descoberto pela sonda robótica New Horizons da Nasa.
Este asteroide está localizado no Cinturão de Kuiper, e é apontado como o corpo celeste mais distante a ser explorado; é considerado bem diferente dos asteroides conhecidos que passam pelo nosso Sistema Solar. Ele fica aproximadamente 6,5 bilhões km do Sol.
É acreditado pelos especialistas que Ultima Thule (união dos nomes) possui um tom avermelhado uniforme devido aos materiais orgânicos em sua superfície.
O mais interessante é que este asteroide é a união de dois corpos celestes que se uniram a partir da gravidade de ambos em uma colisão suave, e dando assim um formato que lembra uma batata.
Ultima Thule continua sendo natural desde a formação do universo, pelo fato da sua coloração e, também que não há evidências aparentes que de houvessem muitos impactos por outros objetos celestes, porém há uma cratera que recebeu no nome de Maryland que tem acerca de 8 km de largura e fica localizada no lado menor do asteroide, sendo a maior depressão avistada.
No seu formato há duas dimensões, o lado Ultima é o maior, com aproximadamente 19 km de diâmetro e o lado Thule é o menor, sendo por volta de 14 km.
De acordo com os especialistas, este asteroide não seria como é se estivesse em um local caótico no universo (muitos impactos e grande colisões).
Este asteroide vai servir como um grande passo para entender sobre a formação e desenvolvimento do universo.
Feliz dia do Asteroide!
Nenhum comentário:
Postar um comentário