Nesta matéria vou falar resumidamente sobre uma divindade da mitologia grega chamada Hécate. Toda a matéria é o meu entendimento nas pesquisas.
De acordo com o que pesquisei, a Deusa Hécate se destacou dos demais Deuses do Olimpo, pois era muito admirada e honrada, e por ser assim, Zeus (Pai dos Deuses) deu a Hécate o poder de conceder ou negar desejos aos humanos.
Ela sempre foi admirada pelos humanos, pois na Grécia antiga, com destaque para a cidade de Atenas, as pessoas tinham imagens da Deusa Hécate em suas casas, pois ela trazia proteção, prosperidade e bênçãos diárias aos moradores da residência. As pessoas colocavam na frente de suas casas à noite, pratos de comida para os dois cachorros da Deusa, isso porque ela andava pela cidade à noite segurando uma tocha e com seus dois cachorros, coletando espíritos dos mortos e, também atendendo pedidos da aqueles que a adoravam.
Em relação a relatos de algum evento ou alguma narrativa que leve a alguma lenda, a Deusa Hécate não possui, então nesse sentido não há nada referente a esta Deusa. No entanto, sabe-se que ela era descendente direta dos Titãs, e isso fez dela ou faz dela uma Deusa ainda mais poderosa.
Hécate é retratada como uma Deusa que tem poderes imensos, pois também sempre foi conhecida por propiciar fartura e prosperidade, na pesca, no cultivo, nas batalhas, nos jogos, e no poder da persuasão.
Mas houve um tempo em que começaram a tentar colocar essa Deusa como uma imagem ruim e distorcida, pelo simples fato de ela não ser um Deus (masculino), ou seja, o famoso patriarcado, que significa um sistema social baseado em uma cultura que favorecem homens. Então começaram a referir a Deusa Hécate como sendo uma Deusa da bruxaria, da magia, do feitiço, dos malfeitos, da necromancia e, também como uma Deusa das plantas e ervas venenosas.
No entanto, ela não ficou sem admiração; um exemplo é a religião Wicca, que a venera, e ela é retratada de forma tríplice, significando Donzela, Mãe e Anciã. A Deusa Hécate para eles tem o significado da representação das forças do Sagrado Feminino.
Também existem religiões que a cultuam e que a reconhecem em todos os quesitos bons. Ela é chamada como uma Deusa da Encruzilhada, apesar de ser referida assim, não significa algo ruim ou depreciativo; há muito respeito por esta Deusa.
Fonte: Google - Wikipédia - Livros & Revistas - AMC
🔊Gostei muito de fazer esta matéria, pois gosto muito quando se trata de Deusas e Deuses. Afinal, não podemos acreditar nem desacreditar, porque o mundo sobrenatural tem suas diversas crenças, diversas opiniões, diversos pensamentos, e com isso, ainda permanece um segredo. Ainda vou fazer uma matéria sobre o meu ponto de vista.
É isso aí pessoal! 👍
amei, muito bom. traz mais conteúdo sobre hekate. ela é citada na guerra dos deuses contra os titãs, ela inclusive mata um dos gigantes com suas tochas.
ResponderExcluirObrigado, vou ver, e quem sabe mais para frente eu faço!
Excluir