Por volta das 16h do dia 24 de fevereiro de 1972 , o Edifício Andraus ardeu em chamas.
Devido à sobrecarga de energia, ocorreu um curto-circuito nos cartazes publicitários das Casas Pirani e a partir daí começou o fogo, que não demorou muito para se espalhar, e em aproximadamente 15 minutos os primeiros seis andares foram completamente consumidos pelas chamas do incêndio, e cerca de duas horas o fogo tomou conta do edifício.
O edifício com 32 andares tinha lojas de departamentos, escritórios de empresas multinacionais e, também abrigava os escritórios da Petrobrás e a Companhia Adriática de Seguros.
Nesse lamentável evento, dezesseis pessoas morreram carbonizadas ou se jogaram pelas janelas; trezentas e vinte pessoas ficaram feridas; quinhentas pessoas conseguiram chegar ao topo do prédio e foram socorridas por um helicóptero de propriedade do edifício, que era pilotado por Olendino de Souza
O corpo de bombeiros lutou arduamente contra o fogo e fez tudo o que pôde para salvar vidas, mas infelizmente as escadas Magirus não chegaram aos andares superiores; além disso, eles tiveram que usar toalhas molhadas, pois não havia máscaras suficientes.
O edifício Andraus foi reconstruído no mesmo local e preservou seu nome, e hoje é um exemplo de segurança. Fica localizado na Avenida São João, no centro da cidade de São Paulo (Brasil)
Dois anos após o incêndio no Edifício Andraus, o Edifício Joelma também pegou fogo, contudo 187 pessoas morreram, mas isso porque não tinha saídas de incêndio e, também não havia laje no topo do prédio que suportasse o peso dos helicópteros.
Fonte: Google - Memória Globo - AH - Wikipedia
👉Leia também:
https://mecksworld.blogspot.com/2020/01/misterio-que-envolve-um-local-com.html
https://mecksworld.blogspot.com/2019/12/a-lenda-das-treze-almas.html
https://mecksworld.blogspot.com/2019/11/um-local-marcado-por-tragedias.html
É isso aí pessoal! 👍
Que tristeza, meu Deus
ResponderExcluir