domingo, 9 de janeiro de 2022

Corpos celestes próximos da Terra... (Mistérios do Universo)

Antes de mais nada, vamos saber o que são corpos celestes:

É um conceito usado pela astronomia; ou seja, objetos que existem no espaço sideral, são eles: estrelas, planetas, asteroides, cometas, meteoritos, satélites naturais e até mesmo satélites artificiais que são equipamentos enviados pelo homem para orbitar ao redor da Terra ou de qualquer outro corpo celeste; eles têm finalidades diferentes, por exemplo: para telecomunicações, para experimentos científicos, para exploração do espaço, etc.

Então vamos para a matéria...

Sempre há notícias de que um asteroide vai passar próximo da Terra, fazem o maior sensacionalismo, colocando medo em muitas pessoas.

Quero que saibam que na realidade, todo e qualquer corpo celeste (objetos) ao redor de nosso planeta ou até mesmo esses objetos muito mais distantes são observados pela NASA em um programa chamado NASA's Near Earth Observing Program (NEOs); em português Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra da Nasa (NEOs). 

No site do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA), está descrito que existem 10.000 objetos próximos ao nosso planeta.

E a Dra. Lindley Johnson, que é a executiva do Programa de Observação de Objetos Próximos à Terra da NASA na sede da NASA, em Washington (EUA), falou, "Encontrar 10.000 objetos próximos à Terra é um marco significativo" e explicou "Mas existem pelo menos 10 vezes mais que isso a ser encontrado antes que possamos ter certeza de que teremos encontrado tudo e qualquer um que possa impactar e causar danos significativos aos cidadãos da Terra."

O diretor do Minor Planet Center também disse na matéria, "Atualmente, temos uma média de três descobertas de NEO por dia, e a cada mês o Minor Planet Center recebe centenas de milhares de observações de asteroides, incluindo aqueles no cinturão principal. O trabalho feito pelas pesquisas da NASA e por outros profissionais e astrônomos amadores internacionais, de descobrir e rastrear NEOs é realmente notável."

O Minor Planet Center é uma organização que opera no Observatório Astrofísico Smithsonian, localizado em Cambridge, Massachusetts (EUA), faz parte do Centro para a Astrofísica junto com o Observatório da Faculdade de Harvard. Sendo financiado pela NASA.

Mais uma ajuda muito bem-vinda:

Está programado para ser lançado no ano de 2026, um telescópio espacial infravermelho denominado Near-Earth Object Surveyor (NEO Surveyor), pois ele foi projetado pela NASA para ajudar na defesa planetária, e assim descobrindo e caracterizando a maioria dos asteroides e cometas potencialmente perigosos que chegam aproximadamente 48 milhões/km (30 milhões/milhas) da órbita da Terra. 

A Terra sempre recebe corpos celestes:

Para se ter uma ideia a atmosfera terrestre é um escudo do planeta, pois, sabem aquelas famosas estrelas cadentes?, na real são corpos celestes, aliás, pedaços ou fragmentos de cometas e de asteroides, que quando atingem a atmosfera terrestre em uma velocidade de aproximadamente 250.000 km/h entram em uma grande colisão e explodem, e assim pegam fogo, e na maioria dos casos se desintegram devido à alta temperatura resultante do impacto com a atmosfera e, portanto, nem mesmo tocam o solo terrestre.

👉 Então pessoal, fiquem tranquilos, pois nosso planeta está sendo monitorado 24 horas por dia e, pelo que se sabe, não há risco de qualquer impacto com a Terra, o que poderia causar grandes transtornos. Pode haver algo inesperado, mas é claro que pode, mas será raro devido ao ótimo monitoramento.

🔊Resolvi fazer essa matéria para aqueles que tem pânico, e assim quem sabe, posso tranquilizá-los um pouco.

É isso aí pessoal! 👍

Fonte: NASA - JPL - Wikipédia - YouTube - Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário