O General Slocum era um navio a vapor de passageiros que prestava serviços para a cidade de Nova York (EUA), desde que foi colocado nas águas em 1891, já passou por diversos eventos como acidentes, motim e colisões.
Um pouco sobre a embarcação:
General Slocum foi construído por Conover Street e Atlantic Basin, Brooklyn, tendo como seu construtor Divine Burtis Jr.
Construída em carvalho branco e pinho amarelo, pesava 1.284 toneladas brutas, contendo três andares; sua velocidade máxima atingia aproximadamente 30 km / h (cerca de 16 nós).
Desde o seu lançamento em 1891, uma série de eventos começou:
- Quatro meses após seu lançamento, encalhou na península de Rockaway (a parte mais ao sul de Queens, Nova York), e teve que ser rebocado;
- 29 de julho de 1894, com 4.700 pessoas a bordo, o navio atingiu um banco de areia com muita força, pessoas ficaram feridas e houve danos no gerador elétrico;
- Agosto de 1894, devido a uma tempestade, o General Slocum encalhou na Península de Coney Island (Distrito de Brooklyn, Nova York); após a tempestade, todos os passageiros foram transferidos para outro navio;
- Setembro de 1894, Slocum colidiu com um rebocador (RT Sayre) no East River (um estreito localizado a leste da ilha de Manhattan, Nova York) e ficou à deriva ao longo do rio por algum tempo;
- Pequenos acidentes ocorreram com o General Slocum até julho de 1898, quando colidiu com o vapor Amelia, próximo ao Battery Park (parque urbano localizado ao sul da ilha de Manhattan, em Nova York);
- 17 de agosto de 1901, a bordo do navio havia 900 pessoas, e alguns dos passageiros iniciaram uma espécie de tumulto querendo tomar o controle do navio, mas a tripulação reagiu e conseguiu controlá-los. Na época essas pessoas foram descritas como sendo anarquistas (defende a ausência de governo, o fim do capitalismo e de qualquer autoridade) da cidade de Patterson, do estado de Nova Jersey;
- Em junho de 1902, com 400 pessoas a bordo, o navio encalhou (não consegui localizar o local) à noite, e as pessoas tiveram que acampar aguardando resgate no dia seguinte;
- Relata-se que assim que o navio General Slocum foi lançado às águas para iniciar suas atividades, uma garota foi lançada ao mar do convés superior e se afogou.
O grave acidente de 1904:
Em 15 de junho de 1904, a Igreja Evangélica Luterana de São Marcos fretou o navio para levar 1.400 pessoas para um piquenique da Escola Dominical em Locust Point (área portuária); a rota do navio era subir o East River e depois seguir para o leste através do Estuário de Long Island (vários rios na área de Nova York desaguam nele).
A partida do navio General Slocum se deu às 9h30 am, quando estavam passando na altura da rua 90 Leste (East 90th Street), A partida do navio General Slocum se deu às 9h30 am, quando estavam passando na altura da rua 90 Leste (East 90th Street), quando iniciou um incêndio na sala de lâmpadas e ganhou mais força devido as palhas, trapos oleosos e óleo de lâmpadas que estavam espalhados por toda a sala. O aviso de incêndio foi a cerca das 10h00 am. De acordo com testemunhas, vários lugares estavam pegando fogo ao mesmo tempo, inclusive um armário que estava com tintas e cheios de líquidos inflamáveis e uma cabine cheia de gasolina.
Foi somente 10 minutos após o início do incêndio que o capitão do navio Van Schaick foi notificado; um menino de 12 anos tentou avisá-lo mais cedo, mas ele não acreditou nele.
O capitão Van Schaick, decidiu seguir a rota mesmo com o navio em chamas, e com o vento, o fogo se alastrou ainda mais. Mais tarde, ele explicou que fez isso porque temia que o fogo atingisse prédios nas margens do rio e tanques de óleo.
O navio General Slocum afundou em águas rasas na North and South Brother Islands (Ilhas Irmão Norte e Sul).
Houve um total de aproximadamente 1.021 pessoas mortas, cinco dos 40 tripulantes morreram e 321 pessoas sobreviveram.
Relatos dos passageiros:
O navio teve muitos problemas com coletes salva-vidas e botes amarrados.
As mães colocaram coletes salva-vidas em seus filhos e os jogaram nas águas, mas eles não flutuaram e elas viram seus filhos se afogarem (os coletes não eram adequados, pois continham ferros e o material que ajudava a flutuar era de má qualidade).
As pessoas tentavam pegar os botes, mas estavam tão amarrados que muitos deles não saíam, e diante disso, muitos botes não foram utilizados.
Decisão judicial:
Oito pessoas foram indiciadas, mas apenas o capitão Van Schaick foi condenado por negligência criminosa por não ter manipuladores de incêndio e extintores adequados. Ele pegou 10 anos de prisão, mas com o tempo a pena foi reduzida. Em 19 de dezembro de 1912, ele recebeu o perdão do presidente William Howard Taft.
Escombros do navio General Slocum:
O que sobrou do navio foi recuperado e transformado em uma barcaça denominada Maryland, mas a fundou no dia 04 de dezembro de 1911 devido a uma tempestade no Oceano Atlântico, na costa sudeste do estado de Nova Jersey; não houve vítima, pois apenas carregava uma carga de carvão.
*Imagens: Internet
Fonte: Gare Maritime - Wikipedia - Google
👉Diante tantos eventos com esse navio, chego a pensar que ele era amaldiçoado!
▶️ Leia também:
https://mecksworld.blogspot.com/2022/01/a-negacionista-assintomatica-mary-mallon.html
https://mecksworld.blogspot.com/2022/01/duas-ilhas-onde-ninguem-vive.html
É isso aí pessoal!👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário