Na matinê do dia 10 de abril de 1938, 1600 pessoas estavam na sala do Cine Oberdan assistindo a um filme chamado "Criminosos do Ar".
Tudo ia bem, até que perto do final do filme, que mostrava a cena de dois aviões colidindo no ar, alguém gritou "Fogo!". E um grande pânico se instalou.
Em poucos minutos, o pânico tomou conta e as pessoas com medo de perder a vida começaram a correr para um pequeno corredor onde havia uma saída com duas escadas estreitas. Foi um empurra-empurra generalizado, e assim as crianças mais novas foram pisoteadas pelos adultos, pois todos pensavam apenas em salvar suas próprias vidas.
Este evento deixou 31 pessoas mortas; sendo 30 crianças e 1 adulto.
A única adulta que morreu foi a senhora Maria Pereira, que também queria salvar sua própria vida, mas estava com uma bebê nos braços e, vendo que não conseguiria, debruçou-se sobre a sua filhinha para que ela não fosse pisoteada, no entanto Maria Pereira morreu, mas a bebê chamada "Joaninha" foi salva.
Entenda como o pânico geral se desenrolou:
Um garotinho perto do final do filme ficou com muita vontade de ir ao banheiro, ele estava tão apertado que não esperou o lanterninha aparecer para levá-lo ao banheiro.
Então ele foi com pressa, mas como as luzes do banheiro estavam todas apagadas, ele deixou a porta entreaberta para pegar um pouco de luz e pegou uma pilha de papel e ateou fogo para conseguir mais claridade.
Como a porta estava entreaberta, alguém que estava sentado próximo do banheiro viu a luminosidade que o fogo gera e gritou, "Fogo!" Então se instalou o caos.
A polícia encontrou no banheiro a bermuda do garoto e um puhado de papel queimado. Foi quando a investigação chegou ao fim.
Todos os corpos das vítimas foram levados para perícia no necrotério do Cemitério do Araçá, e ficou decidido que seria uma cerimônia única para os mortos e, também um sepultamento coletivo no Cemitério do Brás (São Paulo).
Outra versão da tragédia:
Foi dito na época que toda essa tragédia poderia ter acontecido porque alguém gritou "fogo!" como brincadeira quando no filme dois aviões colidiram, porém esta versão foi descartada pelas autoridades policiais.
Cine Oberdan:
Foi inaugurado no ano de 1929, como Theatro Oberdan, localizava-se na região central da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo (Brasil).
Após a tragédia, o cinema foi fechado por um curto período de tempo para que medidas de segurança pudessem ser tomadas, como: Fechaduras nas portas de saída posicionadas para dentro e menos assentos na sala de cinema.
O Cine Oberdan ncerrou suas atividades no ano de 1960 e, no ano de 1972, uma grande loja comprou o prédio, mas preservou grande parte da estrutura arquitetônica.
🔊Se vocês tiverem interessados em ler esta matéria na íntegra, clica aqui →
Fonte: São Paulo Antiga - Notícias Google - Wikipedia - amaempc.wordpress
É isso aí pessoal! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário