O dia 8 de março foi o Dia Internacional da Mulher. E para comemorar esse dia, mesmo que seja um dia depois, escolhi algumas mulheres diante de tantas que fizeram e fazem coisas boas na história.
Bertha von Suttner:
Ela era uma nobre, escritora, pacifista e compositora. No ano de 1905 ela foi a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz; sempre esteve envolvida em sucessivas edições do Congresso Internacional da Paz. Ela nasceu na República Tcheca em 9 de junho de 1843 e morreu na Áustria em 21 de junho de 1914.
Valentina Tereshkova:
Ela foi a primeira mulher cosmonauta e a primeira mulher a ir ao espaço no dia 16 de junho de 1963, a bordo da espaçonave Vostok 6. Ela nasceu na Rússia (União Soviética), no dia 6 de março de 1937.
Maria da Penha:
Através do histórico de violência doméstica que sofreu, Maria da Penha lutou muito para que fosse aprovada uma lei de combate à violência contra a mulher. E isso aconteceu, pois no dia 7 de agosto de 2006 foi sancionada a lei de combate à violência doméstica contra a mulher e a família. A lei leva seu nome: "Lei Maria da Penha". Ela nasceu no Brasil no dia 1º de fevereiro de 1945.
Marsha P. Johnson:
Ela era uma ativista americana no movimento pelos direitos LGTBQIA+; Ela foi uma das personalidades proeminentes da Rebelião de Stonewall no ano de 1969. Ela se autodenominava uma drag queen. Marsha nasceu nos Estados Unidos no dia 24 de agosto de 1945 e morreu nos Estados Unidos no dia 6 de julho de 1992.
Joênia Wapichana:
Ela é a primeira mulher indígena eleita deputada federal e também a primeira mulher indígena a exercer a advocacia no Brasil. No ano de 2004, ganhou o Prêmio Reebok por seu trabalho em defesa dos direitos humanos. E no ano de 2018 ela ganhou o Prêmio de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Nasceu no dia 20 de abril de 1974 na comunidade indígena Cabeceira do Truarú (Brasil).
Marielle Franco:
Ela foi uma socióloga e política brasileira que defendeu o feminismo e os direitos humanos. Ela lutou contra a violência e casos de abuso por parte das autoridades contra pessoas desfavorecidas que viviam em comunidades carentes. No dia 14 de março de 2018, Marielle foi morta a tiros junto com seu motorista, na região central do Rio de Janeiro. Ainda há uma investigação para chegar ao seu verdadeiro assassino ou mentor. Ela nasceu no Brasil no dia 27 de julho de 1979.
Lorena Warren:
Ela era uma médium clarividente de transe leve que trabalhou com seu marido Ed Warren em vários casos famosos sobrenaturais. Ela foi e é a investigadora paranormal mais famosa. Lorraine nasceu nos Estados Unidos no dia 31 de janeiro de 1927 e morreu no dia 18 de abril de 2019 nos Estados Unidos.
Parabéns e felicidades a todas as mulheres... tim tim!👏
É isso aí pessoal! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário