Nesta matéria falarei sobre objetos que os seres humanos usam desde a antiguidade na confiança de proteção e até boa sorte.
O ser humano é muito supersticioso e isso é retratado há muitos e muitos anos, pois a cada descoberta de alguma caverna antiga ou mesmo nas paredes de casas antigas, algum amuleto ou talismã é descoberto, seja para proteção ou para trazer boa sorte.
Mas amuleto e talismã não são a mesma coisa?
O dicionário diz que sim, mas na prática, eles têm significados diferentes, assim penso eu!
No meu modo de pensar, o amuleto é um objeto de proteção, enquanto o talismã é o que traz boa sorte e prosperidade.
Um exemplo muito clássico de um amuleto para proteção:
No século 18, as pessoas tinham medo de vampiros, e colocavam alho em portas, janelas e até pendurados perto de suas camas para se protegerem, pois a crença é de que o alho repele os vampiros.
Um exemplo bem conhecido de um talismã para trazer sorte:
Na Idade Média, as pessoas costumavam colocar moedas dentro das paredes de suas casas, e por isso pensavam que com esse procedimento teriam sorte e até prosperidade em termos de dinheiro.
Em todas as descobertas, desde a Idade da Pedra, no período Paleolítico, mais conhecido como o tempo do homem das cavernas, já era possível encontrar algum tipo de amuleto ou talismã. Isso porque o ser humano tem em sua essência bem tocada, a superstição.
🔊 Para não ficar muito longa esta matéria, vou dividi-la em três partes, as continuações desta matéria serão intituladas: Objetos e crenças... #2 (Amuletos) nela colocarei vários amuletos, e especificando os significados e para que serve cada um, e Objetos e crenças... #3 (Talismãs) também será especificado a serventia de cada um dos objetos.
▶️Leia também:
- Objetos e crenças #2 (Amuletos):
https://mecksworld.blogspot.com/2022/03/objetos-e-crencas-2-amuletos.html
Objetos e crenças #3 (Talismãs)
https://mecksworld.blogspot.com/2022/03/objetos-e-crencas-3-talismas.html
É isso aí pessoal! 👍
Nenhum comentário:
Postar um comentário