quarta-feira, 18 de março de 2020

Meteorito que um dia fez grandes estragos na Rússia...


No dia 15 de fevereiro de 2013 às 9h20 (horário local) um meteorito cruzou os céus próximo da cidade de Chelyabinsk, no Montes Urais (Rússia) e fez grandes estragos e feriu pessoas em sua colisão.

O meteorito ao cair teve um super-explosão na colisão e assim, liberou uma onda de impacto equivalente a potência de uma bomba atômica (300.000 toneladas de TNT) causando diversos estragos em aproximadamente quatro mil edifícios, quebrando muitas janelas, ferindo por volta de mil pessoas, sendo que vinte pessoas sofreram queimaduras na pele devido a luz ultravioleta que foi gerada .

Reprodução de imagem: YouTube

Por onde ele passou, ficou um rastro de poeira que o circundava, e  assim, o satélite da NASA, Suomi NPP  (Suomi National Polar-orbiting Partnership) conseguiu seu trajeto e mostrou que ele havia passado pelo hemisfério Norte e foi na volta à cidade de Chelyabinsk, viajando por 4 dias.

Depois de todo o ocorrido, os especialistas concluíram que a força da explosão foi tão intensa que se compara com a força de vinte bombas atômicas. 

Reprodução de imagens YouTube

Este incidente causou um prejuízo de aproximadamente US$ 30 milhões, mas de acordo com os especialistas, poderia ter sido bem pior.

Depois de oito meses, mergulhadores conseguiram recuperar no Lago Chebarkul um gigantesco pedaço do meteorito que tem seu peso avaliado de 570 kg, e sendo assim, ele se tornou um dos maiores meteoritos já encontrados.

Reprodução de imagem: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário