terça-feira, 17 de março de 2020

Trágico Acidente do Dirigível Hindenburg...

O dirigível LZ 129 Hindenburg fez sua última viagem no dia 6 de maio de 1937, quando pegou fogo às 19h25 (pm) na Estação Aérea Naval do distrito de Lakehurst, no estado de Nova Jersey (EUA).


 O dirigível:

Chamando de Zeppelin, tinha 245 metros de comprimento e 41 metros de diâmetro, se mantinha no ar com 200 mil m³ de hidrogênio era conduzido devido aos quatro motores Mercedes-Benz de 1200 HP cada, que moviam hélices com tamanho de 6 metros de altura. E sua autonomia de voo era de 16 mil km, mas totalmente abastecido.

A bordo poderia levar uma tripulação entre 40 a 61 pessoas, e passageiros poderiam ser entre 50 a 92 pessoas.

Estruturalmente também era totalmente inflamável, pois, possuía liga metálica denominada duralumínio e tinha como cobertura uma lona de algodão tratada com óxido de ferro e acetato-butirato de celulose saturado com pó de alumínio. Ele foi construído por uma empresa na Alemanha chamada Luftschiffbau-Zeppelin GmbH.


Nome Zeppelin:

O dirigível LZ 129 Hindenburg  se chamava Zeppelin em homenagem ao Conde alemão Ferdinand Von Zeppelin, devido a ele ter sido o pioneiro no desenvolvimento de dirigíveis rígidos no início do século XX.

Viagens:

Zeppelin teve um total de 17 jornadas cruzando o oceano Atlântico, sendo 10 viagens para os Estados Unidos e 7 para o Brasil.

Trágico acidente:

O dirigível partiu da cidade de  Hamburgo (Alemanha) e cruzou o Atlântico a 110 km/h, chegando à costa leste dos Estados Unidos no dia 6 de maio de 1937 em uma viagem de três dias.


Quando chegou na base de Lakehurst e fazia as manobras para pousar, começou a pegar fogo na parte traseira que se alastrou em aproximadamente menos de um minuto 
(segundo relatos) com várias explosões consecutivas, empinou e foi ao chão totalmente tomado pelo fogo.


Algumas pessoas por desespero pularam ainda quando estavam no alto; é difícil de explicar, mas a grande maioria dos que sobreviveram esperaram o dirigível tocar no solo, apesar de todo aquele intenso fogo.


A bordo do dirigível estavam 61 pessoas que compunham a tripulação, 36 passageiros e uma cachorrinha. Infelizmente houve 37 mortes, sendo 22 tripulantes,13 passageiros, 1 trabalhador que estava em terra e a cachorrinha.

A culpa desta tragédia (?):

- Os alemães acreditavam que houve sabotagem,

- Há suspeita de falha humana,

- E tem quem diga que houve um curto-circuito.


* Os Estados Unidos chegou a alertar os alemães do perigo de usar hidrogênio, mas os alemães não ouviram.

Até hoje ainda não se sabe o real motivo que levou a esta tragédia, mas uma coisa é certa, era uma bomba flutuante esperando para explodir a qualquer momento, pois, era imensamente inflamável.

Reprodução de imagens: Google

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