segunda-feira, 9 de março de 2020

Objeto estelar raro pode ser uma sonda alienígena, ou não!... (Mistérios do Universo)


Um objeto rochoso com formato achatado foi avistado passando por no nosso Sistema Solar no ano de 2017, este avistamento foi feito pelo físico e astrônomo canadense Robert Weryk.

Ele foi avistado pela primeira vez através do telescópio Pan-STARRS1 que fica situado no Havaí e que tem por objetivo monitorar e rastrear objetos celestes próximos do nosso planeta que podem apresentar algum perigo de impacto.


Este intrigante objeto foi denominado de Oumuamua, que em havaiano significa "mensageiro que vem do passado distante".

- Estudo que considera ser um objeto artificial de uso alienígena:

O Oumuamua é um objeto diferente jamais visto antes, e por seu aspecto e velocidade foi feito um estudo em que ele foi considerado ser uma sonda alienígena.

Características deste objeto:

 Ele tem aproximadamente 400 metros de comprimento e 40 metros de largura, sua coloração é vermelho-escura possua uma forma alongada que se assemelha com um formato de charuto e é bem rápido, pois, atinge uma velocidade de 87.3 km/s.

Os aspectos que poderiam levar a pensar em uma sonda alienígena são:

No momento em que  há aceleração, não é observado emissão gasosa, foi observado que sua trajetória é um tanto confusa e que seu brilho parece mudar de forma repentina, possui uma velocidade muito rápida e tem um formato bem diferente.

De acordo com os especialista e autores do estudo Abraham Loeb, e Shmuel Bialy, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian:

"Oumuamua pode ser uma sonda totalmente operacional enviada intencionalmente à vizinhança terrestre por uma civilização alienígena".

O estudo foi publicado em 26 de outubro de 2018 no Cornell University, e 12 de novembro de 2018 no The Astrophysical Journal Letters por Abraham Loeb, e Shmuel Bialy. Clica aqui e saiba mais (estudo) → ۝.


- Estudo que considera ser um objeto natural e raro:

Um novo estudo publicado em 01 de julho de 2019, no  Nature Astronomy por uma equipe de especialistas liderada por Matthew Knight (Universidade de Maryland - EUA), e Alan Fitzsimmons (Queen's University Belfast - Irlanda do Norte).

Segundo os especialistas, é um objeto jamais visto antes, que não se enquadra em nenhuma categoria de objetos conhecidos, então uma nova categoria foi dada a ele: objeto interestelar

Este novo estudo contrapõe que este objeto seja de origem artificial alienígena, e que diversos fatores de fenômenos naturais podem explicar o intrigante comportamento do Oumuamua.

Um trecho do estudo, segundo os especialistas:

" (...) Discutimos como as características observadas de 'Oumuamua são explicadas por nosso amplo conhecimento de corpos menores naturais em nosso Sistema Solar e nosso conhecimento atual da evolução dos sistemas planetários (...)".

Os especialistas sugerem que a provável causa da aparição deste objeto é que possivelmente ele foi ejetado de seu Sistema Solar por um gigante planeta gasoso, no estilo do planeta Júpiter.

Entre outras hipóteses, também é sugerido que possivelmente com telescópios mais potentes como o Grande Telescópio de Pesquisa Sinóptica (LSST - Large Synoptic Survey Telescope), em construção no Chile, outros corpos celestes, ou melhor dizendo, outros objetos interestelares poderão ser observados.


Clica aqui e saiba mais (estudo) → ۝.

Nenhum comentário:

Postar um comentário