quarta-feira, 25 de março de 2020

Pandemia que matou milhões de pessoas no mundo...

Ao longo da história há registro de muitas doenças que foram devastadoras para o ser humano, mas vou escrever um breve resumo sobre uma delas que é a gripe espanhola  que causou milhões de mortes ao redor do mundo por esconderem a gravidade da doença.

Reprodução de imagem: Senado Federal/ YouTube

Gripe espanhola:

Denominada também de gripe de 1918, foi uma pandemia de nível mundial que matou aproximadamente entre 17 milhões a 50 milhões de pessoas, mas é especulado talvez tenha sido até 100 milhões de pessoas mortas.

Foi uma gripe fora do normal causada pelo vírus influenza; para se ter uma ideia, no mês de janeiro do ano de 1918 ao mês de dezembro do ano de 1920, infectou aproximadamente 500 milhões de pessoas, que corresponde por volta de um quarto da população mundial na época.

O grande erro foi esconder e minimizar os casos de infectados e as mortes que estavam ocorrendo. Isso porque estava havendo a Primeira Guerra Mundial e quiseram manter os ânimos.

A gripe espanhola na época de seu surgimento estava somente na Europa e nos Estados Unidos, porém no decorrer dos meses foi se espalhando pelo planeta todo e aí chegou na Índia, depois o sudeste asiático, foi para o Japão, pegando a China, atingindo a América Central e chegou até o Brasil, matando aproximadamente 10 mil pessoas.

De acordo com análises realizadas, apontaram que este vírus causou muitas mortes devido ao aumento do fenômeno causado por uma reação potencialmente fatal dentro do sistema imunológico, denominado de tempestade de Citocina.

Os sintomas da gripe espanhola: mal estar geral com dor de cabeça, febre superior de 38ºC, dificuldade na respiração, dor abdominal e pneumonia, entre outros.

O nome gripe espanhola, foi dado porque quem noticiou e abriu os olhos da população foi a imprensa espanhola, pois, a Espanha não participou da Grande Guerra. É errado dizer que a origem desta gripe foi na Espanha.


Reprodução de imagem: Senado Federal/YouTube

Abaixo veja a comparação de mortes que acontecem em determinados casos, e veja o perigo de minimizar uma doença potencialmente fatal:

- Primeira Guerra Mundial, entre os anos de 1914 a 1917 morreram 8,5 milhões de pessoas

- Gripe espanhola, ano de 1918 morreram 50 milhões (talvez 100 milhões)

- Holocausto, entre os anos de 1933 a 1945 morreram 11 milhões de pessoas

- Segunda Guerra Mundial, entre os anos de 1939 a 1945 morreram 60 milhões de pessoas.

Não houve um determinado remédio para acabar com esta gripe assassina, do mesmo modo que ela atacou e matou, foi embora de repente.

Nos dias de hoje há vacinas, por isso que é muito importante a vacinação, independente das doenças, pois, a vacina protege e em muitos casos consegue erradicar uma doença.

E o mais primordial é nunca, jamais esconder ou minimizar uma pandemia, pois, na história há o erro cometido onde milhões de pessoas morreram por esta falha fatal, e outra coisa muito importante, se não fosse o trabalho da imprensa, com toda certeza seria muito pior.

Nos dias atuais estamos enfrentando o Coronavírus (COVID-19), que não se sabe sua real origem, mas se sabe que os primeiros relatados começaram na China.

Diante desta triste tragédia que está assolando o mundo, vamos nos espelhar no que ocorreu e, não vamos cometer o mesmo erro, pois, primeiro vem a vida e depois o dinheiro, ou a economia se preferir esta palavra.

Juntos conseguimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário