No período das Festas Juninas (mês de Junho), nos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, ele vai para as festas a procura de moças bonitas e desacompanhadas, assim que ele encontra uma, ele joga seu encanto sobre ela e a leva para o rio; como ela está sobre o seu encanto se entrega totalmente; depois ele some e a moça acaba ficando grávida.
Por causa dessa lenda, dizem que é costume nas festas, quando aparece um rapaz de chapéu, as moças pedem para ele tirar o chapéu para ver se ele é um boto ou um homem mesmo.
Curiosidade:
No costume popular da região, quando uma moça dá a luz e não sabem quem é o pai, Referem-se ao bebê como filho do boto. (puro machismo).
O que eu acredito:
O Boto cor-de-rosa que consegue se transformar, são espíritos que não aceitam sua condição de vida, então através de seu grande descontentamentos, a deusas Gaia lhe concede esta transformação por um curto período de tempo.
Já em relação as moças, acredito que tem o direito de fazer o que querem, pois, a vida delas pertencem somente a elas; então elas decidem o que querem fazer!
Nenhum comentário:
Postar um comentário