quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

A lenda do Boto...

Essa antiga lenda é contada  pelos povos indígenas, que tem sua origem na região do Amazonas (Brasil).

Segundo a lenda, o Boto cor-de-rosa se transforma em um belo rapaz atraente, bem vestido que usa um chapéu.


Essa transformação ocorre normalmente em noites de Lua cheia, mas devido sua transformação não ser completa ele usa o chapéu para esconder suas narinas, mas assim que amanhece ele volta a sua condição de boto.

No período das Festas Juninas (mês de Junho), nos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, ele vai para as festas a procura de moças bonitas e desacompanhadas, assim que ele encontra uma, ele joga seu encanto sobre ela e a leva para o rio; como ela está sobre o seu encanto se entrega totalmente; depois ele some e a moça acaba ficando grávida.

Por causa dessa lenda, dizem que é costume nas festas, quando aparece um rapaz de chapéu, as moças pedem para ele tirar o chapéu para ver se ele é um boto ou um homem mesmo.

Curiosidade:

No costume popular da região, quando uma moça dá a luz e não sabem quem é o pai, Referem-se ao bebê como filho do boto. (puro machismo).


O que eu acredito:

O Boto cor-de-rosa que consegue se transformar, são espíritos que não aceitam sua condição de vida, então através de seu grande descontentamentos, a deusas Gaia lhe concede esta transformação por um curto período de tempo.

Já em relação as moças, acredito que tem o direito de fazer o que querem, pois, a vida delas pertencem somente a elas; então elas decidem o que querem fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário