Na noite do dia 5 de dezembro denominada Krampusnacht; Krampus sai a procura de crianças que foram mal criadas, e quando as encontram dá chicotadas, depois as coloca em um saco e as levam com ele para um mundo paralelo inferior. Uns dizem que ele as comem, outros dizem que após um ano ele as devolvem.
Ele é descrito como um ser bestial, com chifres, pelos escuros, presas e uma língua comprida, no corpo dele há correntes e sinos, assim as crianças podem ouvir que ele está chegando. Ele também carrega um chicote, um saco nas costas, e pedaços de carvão, pois, assim que enfia a criança no saco, ele deixa um pedaço de carvão no local, simbolizando um presente, ou que ele passou por ali.
Comemorações:
Em alguns países do mundo, é celebrado a Noite de Krampus, ou Krampusnacht; onde pessoas se fantasiam como Krampus. Essa é uma velha tradição austríaca que também é comemorada na Alemanha, Hungria, Eslovênia e República Tcheca.
Aqui no Brasil, mais precisamente ao sul onde algumas cidades possuem influência germânica, é comemorado o Pelznickel, ou 'Pensinique' (denominado assim no Brasil), é um ser que é uma variante de Krampus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário