sábado, 7 de dezembro de 2019

Atlântida na visão de Platão...

Até hoje é sabido que o primeiro registro sobre Atlântida foi através filósofo grego Platão (428-347 a.C.) em dois de seu diálogos "Timeu" e "Crítias".


Segundo a descrição de Platão, Atlântida era um continente ou uma grande ilha com paisagens exóticas e paradisíacas, com muitas  planícies e florestas diversificadas e com cidades extremamente desenvolvidas.

Neste continente habitava um reino poderoso, com uma civilização culturalmente avançada e assim se tornou uma nação independente e forte.

O deus Poseidon era o protetor de Atlântida, e fez de seu filho Atlas o rei desse continente, assim como o oceano que o circundava (vem daí o nome Atlântida e do oceano Atlântico).

De acordo com Platão, a ganância começou a crescer em Atlântida a medida que se tornava mais forte e desenvolvida, por consequência veio a falta de respeito com os deuses, e assim, os valores morais começaram a ser questionáveis.

Com o desejo de dominar o mundo, seus exércitos foram a luta e conquistaram a África até o Egito e a Europa até o mar Tirreno na Itália etrusca (povo que viveu na Etrúria, na península Itálica), mas acabaram sendo completamente aniquilados pelos atenienses; e a partir daí, Atlântida começou a se degradar.

Poseidon ficou totalmente irado vendo o que Atlântida se tornou, então como forma de punição, mandou terremotos avassaladores e imensas inundações que afundaram Atlântida ao fundo do mar do dia para noite.

De acordo com as escritas de Platão, Atlântida ficava localizada no Atlântico logo após os Pilares de Hércules (estreito de Gibraltar: um estreito que liga o mar Mediterrâneo com o oceano Atlântico).

Estreito de Gibraltar
Platão:
Foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em
Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental.

Poseidon:
Deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Netuno, também era conhecido como o deus dos terremotos e os símbolos associados a Poseidon com mais frequência eram o tridente e o golfinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário