O primeiro foi um acidente que aconteceu no dia 20 de setembro de 1911; o transatlântico RMS Olympic se chocou com o cruzador (navio de guerra) HMS Hawke, próximo da Ilha de Wigh (costa sul da Inglaterra). O transatlântico RMS Olympic onde a comissária Violet estava a bordo, ficou muito danificado, mas não houve nenhuma vítima. Tanto o transatlântico como o cruzador, não naufragaram e foram rebocados até o porto da cidade de Southampton (costa sul do Reino Unido).
O segundo foi um famoso naufrágio que ocorreu no dia 14 de abril de 1912, exatamente às 23h45 (pm) quando o transatlântico RMS Titanic colidiu com um iceberg e naufragou. Violet trabalhava como comissária de bordo, e na hora do acidente ela foi chamada para ir ao convés e logo depois recebeu ordem para entrar em um dos botes salva-vidas
(número 16) para dar segurança as outras mulheres que estavam no bote. Ela também cuidou de um bebê que lhe foi entregue por um oficial; Violet e os outros passageiros após oito horas foram salvos pelo transatlântico RMS Carpathia. Apenas 705 pessoas sobreviveram, de um total de 2.200 pessoas a bordo.
O terceiro foi um naufrágio que sucedeu no período da Primeira Guerra Mundial. Violet estava a bordo como enfermeira pela Cruz Vermelha no transatlântico HMHS Britannic, que foi modificado para a guerra, levando tropas e também servindo como navio-hospital com leitos para até 4.200 pessoas. No dia 21 de novembro de 1916 às 8h12 (am), o navio passou por uma mina submarina que acarretou em uma explosão e ocasionando uma séria destruição. Violet conseguiu escapar em um dos botes, mas seu bote teve problema ao se enroscar uma das as hélices do navio, ela conseguiu saltar do bote, mas bateu sua cabeça contra o navio, ficou inconsciente no mar, e aí ela foi resgatada por outro bote. Estavam a bordo do navio-hospital um total de 1.066 pessoas, mas 30 pessoas morreram.
Um pouco sobre a incrível Violet Jessop:
Ela nasceu no dia 2 de outubro de 1887, próximo da cidade de Bahía Blanca (Argentina). Sua família emigrou para a Argentina na década de 1880. Seus pais( William e Katherine Jessop) eram irlandeses. Após a morte de seu pai, a família decidiu viver na Grã-Bretanha.
Quando jovem, Violet Jessop largou os estudos devido sua mãe estar doente e começou a trabalhar para White Star Line (companhia britânica de transporte marítimo), como comissária de bordo, seguindo os passos de sua mãe.
Mesmo com todos os acidentes, Violet continuou a trabalhar para as indústrias marítimas em um total de 42 anos de serviços prestados. Ela se aposentou no ano de 1950 e foi morar na vila de Great Ashfield, na cidade de Suffolk (Inglaterra), onde ficou até falecer.
Seu falecimento foi no dia 05 de maio de 1971, devido a Insuficiência cardíaca, aos 84 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário