terça-feira, 21 de janeiro de 2020

O Relógio do Juízo Final...

▶️ Quero lembrar que aqui no blog não tem como postar vídeos, apenas Gifs e fotos. Lembre-se também de que às vezes os Gifs podem demorar um pouco para abrir.

É um relógio simbólico que marca o quão estamos perto da destruição do mundo. Ele também é chamado de  Relógio  do  Apocalipse
(no original em inglês: Doomsday Clock).

Não se trata de um relógio mecânico ou digital, mas uma representatividade simbólica dos perigos que rondam a humanidade à nível mundial, devido a intensificação dos progressos tecnológicos.


Foi criado no ano de 1947 por cientista e integrantes de uma organização denominada Boletim dos Cientistas Atômicos (Bulletin of the Atomic Scientists - BPA, na sigla em inglês).

Os ponteiros do relógio mudam conforme as coisas vão acontecendo no mundo; neste relógio a marca da meia-noite seria o apocalipse, a destruição total.

Entenda melhor com exemplos de situações:

No ano de 1947, o relógio marcava 7 minutos para a meia noite, isto porque a humanidade corria um grande risco por causa das armas nucleares, devido a Guerra Fria entre Estados Unidos e a União Soviética.


Desde então o relógio sofreu várias alterações, um total de vinte e três, tanto para baixo quanto para cima.



No ano de 1991 o relógio chegou a 17 minutos para meia noite, quando os Estados Unidos e a União Soviética fecharam acordo quanto ao desarmamento nuclear.

A atual mudança nos ponteiros foi anunciada em Washington (EUA) pelos cientistas no dia 24 em janeiro de 2019, onde os ponteiros do relógio foram para cima marcando 2 minutos para meia noite (23h58), devido a gravidade das mudanças climáticas e a ausência de avanço dos governos em relação a diminuição de riscos de confrontos nucleares.


A última vez que o relógio marcou 23h58, foi no ano de 1953, quando os Estados Unidos e a União Soviética realizavam testes da bomba de hidrogênio.

🪧Leia também:

🚨Atualização trágica sobre: ​​O Relógio do Juízo Final...

Nenhum comentário:

Postar um comentário