quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Histórias sinistras antes da adaptação para o público infantil...

Todos nós crescemos ouvindo e assistindo histórias infantis sobre princesas e príncipes e beijo de amor verdadeiro, assim como uma vovozinha salva por um lenhador e caçador. São histórias que acompanham um lindo final feliz, mas saiba que muitas dessas histórias eram bem diferentes, pois, havia estupro, violência, assassinato e até canibalismo.


As histórias originais publicadas eram de Charles Perrault, que foi um escritor e poeta francês do século XVII.

Estas histórias infantis sofreram alterações e foram adaptadas com muita suavidade para o público infantil, primeiro pelos Irmãos Grimm e depois por Walt Disney.

Vou colocar aqui duas histórias resumidas, será só para vocês terem uma ideia de como são as versões na atualidade e como eram anteriormente nas histórias originais publicadas.

A Bela Adormecida (nome original: La Belle au bois dormant)


Versão atual:

Uma linda princesa recebe um feitiço de uma bruxa muito má, e quando ela espeta seu dedo no fuso de uma roca ela caí em um sono profundo e que só poderia ser acordada pelo beijo do amor verdadeiro. Um príncipe sabendo disso foi lá e a beijou, ela acordou e viveram felizes para sempre.

História original:

Uma linda princesa espeta seu dedo em um espinho venenoso, e adormece profundamente. Um príncipe que estava passando soube da história pega uma escada vai até a janela do quarto onde ela está e percebe que ela não acorda de jeito nenhum, então ele a estupra e vai embora.

A princesa mesmo dormindo engravida e concebe filhos gêmeos, e só acorda quando um deles faminto chupa seu dedo espetado e com isso é retirado o espinho venenoso. (Em uma outra versão mais antiga, diz que a princesa só acordou quando seus filhos (gêmeos) começaram a comer seu corpo por estarem famintos).

O príncipe estuprador que nessa época tinha se tornado rei e casado, ficou sabendo dos seus filhos, abandonou sua esposa e foi atrás da bela princesa e a forçou a casar com ele.

Chapeuzinho Vermelho (nome original: Le Petit Chaperon rouge)


Versão atual:

Uma linda e pura garotinha que usa uma capa vermelha com capuz, um certo dia foi vai à casa de sua doce vovozinha, mas mal sabia ela que um Lobo Mau já estava lá e havia comido sua vovozinha e se vestiu com as roupas da pobre mulher para tentar também comê-la, mas um lenhador e caçador chegou ao local e matou o Lobo Mau e retirou a vovozinha da barriga do animal e salvou as duas.

História original:

O Lobo Mau vai na casa da vovozinha, a mata, a fatia, tira seu sangue e faz bolinhos de carne com seu corpo. Quando Chapeuzinho Vermelho chega, o lobo mau está vestido como a vovozinha e dá o sangue para ela beber como se fosse vinho e dá os bolinhos de carne para ela comer. Depois pede para ela tirar a roupa e ir deitar-se na cama para repousar, mas ela desconfiou e inventou que ia lá fora fazer xixi e conseguiu fugir do Lobo Mau. (Em outra versão, ela tirou a roupa e antes dela se deitar, ele a devorou).

Nessa versão não existe um lenhador e caçador.

Bom pessoal, essas são apenas duas histórias de tantas, mas que servem para vocês verem as diferenças. E quem sabe eu venha fazer outras matérias destas com comparações, pois, acredito eu, ser bem interessantes. É isso aí!👍

Nenhum comentário:

Postar um comentário